O outplacement guiará o profissional desligado para um novo objetivo de uma maneira respeitosa, humanizada e benéfica para as duas partes.
Em um mercado profissional cada vez mais desafiador, a recolocação de colaboradores pode assustar no primeiro momento. Por isso, é importante existir um suporte para encaminhar essas pessoas para uma nova trajetória profissional.
Primeiramente, precisamos entender o conceito de outplacement. E é isso que a CUP vai te mostrar agora!
O que é Outplacement?
O outplacement muito se assemelha à recolocação profissional, e de certa forma é! Ambos conceitos buscam prestar suporte para que candidatos desligados possam conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
O detalhe que diferencia esses dois termos é: o outplacement se preocupa além de oferecer uma ajuda técnica, um suporte emocional e motivador.
Mas por que aplicar o outplacement para alguém que não faz mais parte do quadro de funcionários da empresa? A gente te explica!
A importância da recolocação de colaboradores
Muitas vezes o processo de desligamento não ocorre por falhas graves por parte do colaborador, nem porque ele é um péssimo funcionário.
Em alguns casos, apenas seu perfil não se encaixa com os objetivos da empresa no momento, e está tudo bem! E aí, surge a importância do outplacement.
Sendo assim, a empresa pode ter uma responsabilidade social e afetiva com esse colaborador, oferecendo ajuda para que ele encontre novas oportunidades.
Um exemplo a não se seguir nesse quesito foram as demissões em massa feitas por startups, que não forneceram nenhum apoio emocional aos colaboradores.
Como funciona o Outplacement
Geralmente esse procedimento é implementado e planejado pelo departamento de RH, ou um RH terceirizado.
Com tudo estruturado, o projeto de recolocação deve ser apresentado de forma fluída e leve para o funcionário que acabou de ser desligado.
A mentoria deve ser apresentada para o colaborador como uma alternativa respeitosa e benéfica a ele. Sendo assim, é importante fazê-lo entender que a empresa valoriza suas qualidades e quer ajudá-lo na nova trajetória profissional.
Portanto, o processo de recolocação deve contar uma estratégia de materiais, profissionalização e orientação profissional, que vai identificar e trabalhar pontos do colaborador, como:
- Softs e hards skills
- Aperfeiçoar o autoconhecimento
- Aprimorar habilidades técnicas
- Encaminhar para vagas com seu perfil
- Reformulação de currículo
A metodologia do outplacement além de tudo é uma maneira da empresa demonstrar que se importa com seu colaborador, mesmo quando ele não faz mais parte do quadro de funcionários. O que reflete em uma boa reputação, bom compromisso e diminui ações prejudiciais às empresas.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse o blog da CUP para saber mais informações relacionadas a empresas, profissões e recursos humanos que podem te ajudar.