Gestão por competência: saiba como aplicar na sua empresa

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a sua empresa precisa entender que é necessário conseguir talentos que possuem as competências certas para o objetivo da empresa. Colaborador e empresa precisam estar na mesma página para que, assim, ambos consigam o resultado esperado.

Nesse sentido, o modelo de gestão por competência é uma prática que visa ser bem mais assertiva, pois concentra seus esforços em equilibrar o que a empresa deseja alcançar, com o que o colaborador tem a oferecer.

Mas em termos teóricos e práticos, o que são essas competências? Confira logo abaixo que nós te explicamos!

O que  são as competências?

Basicamente, as competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional deve ter, que irá definir qual é seu nível na área em que atua. 

A ferramenta que destrincha essas competência é o CHA:

  • Comportamento – conhecimento técnico e teórico sobre determinado assunto.
  • Habilidades – como a pessoa sabe aplicar esses conhecimentos no dia a dia.
  • Atitudes – quais são as atitudes do profissional durante uma atividade, atribuição, cargo, etc.

Baseando-se nisso é que será possível planejar os passos da organização, como o de recrutamento e seleção, por exemplo.

Sendo assim, podemos entender que, para gerir pessoas por competências, não basta focar apenas nos conhecimentos teóricos, que por muitas vezes são ensinados na faculdade. É necessário também que o colaborador carregue uma bagagem de experiência que resultará em suas competências.

Como funciona a gestão por competência?

Portanto, a gestão por competência é um modelo de governança que se concentra nas habilidades e conhecimentos individuais dos colaboradores e na forma como eles podem ser aplicados para alcançar os objetivos da empresa. 

Ou seja, no lugar de avaliar o desempenho dos funcionários com base apenas em métricas quantitativas (número de vendas, tempo de trabalho, metas alcançadas), a gestão por competências procura avaliar o desempenho com base em um conjunto de critérios pré-determinados, relevantes para a função de cada colaborador.


Além da avaliação, a gestão de pessoas por competências também funciona  de outra forma: para alinhar o perfil do profissional com os objetivos que a organização deseja alcançar.


→ NA PRÁTICA

Por exemplo, vamos supor a seguinte situação: se a sua empresa precisa de um vendedor que saiba negociar com os clientes melhores condições de pagamento e o profissional não possui as competências necessárias para isso, é hora de agir. 

A gestão conseguirá mapear quais são os pontos de fragilidade dele (conhecimento, habilidade ou atitude) e propor ações que irão encaminhar os dois para o mesmo objetivo.

São eles:


– Empresa → cumprir as metas estabelecidas no planejamento;

– Colaborador → se desenvolver profissionalmente e atuar com mais segurança na função.

Assim, não será necessário que haja outro processo de contratação, pois sua empresa apenas desenvolverá um talento que já está lá dentro.

Basicamente, o papel da gestão de pessoas por competências é “cobrir” o GAP de competências*. 

* GAP são os atributos que faltam no colaborador para que ele seja o perfil ideal da empresa.

Como aplicar a gestão por competências na organização

Mapeamento de competências fundamentais para o seu negócio

Para cobrar resultados da sua equipe, é necessário que você estabeleça o que você espera deles, desde o momento da contratação.


Por isso, é fundamental que a sua empresa decida quais competências são válidas para cada função. Assim, o processo de acompanhamento será muito mais claro, possibilitando enxergar se o colaborador está alinhado com a missão da empresa ou não.

Algumas competências para considerar são:

Boa comunicação

  • Criatividade
  • Flexibilidade
  • Autoconfiança
  • Produtividade
  • Trabalho em equipe
  • Conhecimento em ferramentas específicas

→ Importante: escolha competências que façam sentido para cada profissão e função.

Entender se o que você mapeou tem dentro da sua organização

Com as competências desejadas em mãos, é necessário que você, como gestor, compreenda se na organização há as que você mapeou. Caso não, é essencial criar medidas para diminuir esse gap e chegar cada vez mais próximo da equipe de trabalho ideal.


Realizar ações para alinhar as competências e expectativas

As ações que falamos anteriormente para reduzir o gap de competências podem ser inúmeras, sendo de extrema importância para desenvolver e impulsionar os colaboradores.

Entre elas, podemos destacar:


  • Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Programas de Memórias;
  • Aceleração de Carreira;
  • Recrutamento e Seleção por competência;
  • Cursos de aperfeiçoamento.

Tudo isso ajuda, e muito, na hora de mensurar resultados e realocar esforços e recursos dentro da organização.

Como esse tipo de gestão auxilia sua empresa?

A gestão por competência pode ajudar a melhorar a tomada de decisões, fornecendo informações mais detalhadas sobre as habilidades e conhecimentos dos colaboradores. Isso ajuda os gestores a tomar decisões mais informadas sobre contratações, promoções e transferências.

Ela também consegue aumentar a satisfação e a retenção dos colaboradores, fornecendo um caminho claro para o desenvolvimento de suas carreiras dentro da empresa, motivando e engajando os colaboradores, o que pode levar a uma maior retenção e a um ambiente de trabalho mais positivo.

E aí, o que acha de aplicar esse modelo na sua empresa? 

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