Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a sua empresa precisa entender que é necessário conseguir talentos que possuem as competências certas para o objetivo da empresa. Colaborador e empresa precisam estar na mesma página para que, assim, ambos consigam o resultado esperado.
Nesse sentido, o modelo de gestão por competência é uma prática que visa ser bem mais assertiva, pois concentra seus esforços em equilibrar o que a empresa deseja alcançar, com o que o colaborador tem a oferecer.
Mas em termos teóricos e práticos, o que são essas competências? Confira logo abaixo que nós te explicamos!
O que são as competências?
Basicamente, as competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional deve ter, que irá definir qual é seu nível na área em que atua.
A ferramenta que destrincha essas competência é o CHA:
- Comportamento – conhecimento técnico e teórico sobre determinado assunto.
- Habilidades – como a pessoa sabe aplicar esses conhecimentos no dia a dia.
- Atitudes – quais são as atitudes do profissional durante uma atividade, atribuição, cargo, etc.
Baseando-se nisso é que será possível planejar os passos da organização, como o de recrutamento e seleção, por exemplo.
Sendo assim, podemos entender que, para gerir pessoas por competências, não basta focar apenas nos conhecimentos teóricos, que por muitas vezes são ensinados na faculdade. É necessário também que o colaborador carregue uma bagagem de experiência que resultará em suas competências.
Como funciona a gestão por competência?
Portanto, a gestão por competência é um modelo de governança que se concentra nas habilidades e conhecimentos individuais dos colaboradores e na forma como eles podem ser aplicados para alcançar os objetivos da empresa.
Ou seja, no lugar de avaliar o desempenho dos funcionários com base apenas em métricas quantitativas (número de vendas, tempo de trabalho, metas alcançadas), a gestão por competências procura avaliar o desempenho com base em um conjunto de critérios pré-determinados, relevantes para a função de cada colaborador.
Além da avaliação, a gestão de pessoas por competências também funciona de outra forma: para alinhar o perfil do profissional com os objetivos que a organização deseja alcançar.
→ NA PRÁTICA
Por exemplo, vamos supor a seguinte situação: se a sua empresa precisa de um vendedor que saiba negociar com os clientes melhores condições de pagamento e o profissional não possui as competências necessárias para isso, é hora de agir.
A gestão conseguirá mapear quais são os pontos de fragilidade dele (conhecimento, habilidade ou atitude) e propor ações que irão encaminhar os dois para o mesmo objetivo.
São eles:
– Empresa → cumprir as metas estabelecidas no planejamento;
– Colaborador → se desenvolver profissionalmente e atuar com mais segurança na função.
Assim, não será necessário que haja outro processo de contratação, pois sua empresa apenas desenvolverá um talento que já está lá dentro.
Basicamente, o papel da gestão de pessoas por competências é “cobrir” o GAP de competências*.
* GAP são os atributos que faltam no colaborador para que ele seja o perfil ideal da empresa.
Como aplicar a gestão por competências na organização
Mapeamento de competências fundamentais para o seu negócio
Para cobrar resultados da sua equipe, é necessário que você estabeleça o que você espera deles, desde o momento da contratação.
Por isso, é fundamental que a sua empresa decida quais competências são válidas para cada função. Assim, o processo de acompanhamento será muito mais claro, possibilitando enxergar se o colaborador está alinhado com a missão da empresa ou não.
Algumas competências para considerar são:
Boa comunicação
- Criatividade
- Flexibilidade
- Autoconfiança
- Produtividade
- Trabalho em equipe
- Conhecimento em ferramentas específicas
→ Importante: escolha competências que façam sentido para cada profissão e função.
Entender se o que você mapeou tem dentro da sua organização
Com as competências desejadas em mãos, é necessário que você, como gestor, compreenda se na organização há as que você mapeou. Caso não, é essencial criar medidas para diminuir esse gap e chegar cada vez mais próximo da equipe de trabalho ideal.
Realizar ações para alinhar as competências e expectativas
As ações que falamos anteriormente para reduzir o gap de competências podem ser inúmeras, sendo de extrema importância para desenvolver e impulsionar os colaboradores.
Entre elas, podemos destacar:
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
- Programas de Memórias;
- Aceleração de Carreira;
- Recrutamento e Seleção por competência;
- Cursos de aperfeiçoamento.
Tudo isso ajuda, e muito, na hora de mensurar resultados e realocar esforços e recursos dentro da organização.
Como esse tipo de gestão auxilia sua empresa?
A gestão por competência pode ajudar a melhorar a tomada de decisões, fornecendo informações mais detalhadas sobre as habilidades e conhecimentos dos colaboradores. Isso ajuda os gestores a tomar decisões mais informadas sobre contratações, promoções e transferências.
Ela também consegue aumentar a satisfação e a retenção dos colaboradores, fornecendo um caminho claro para o desenvolvimento de suas carreiras dentro da empresa, motivando e engajando os colaboradores, o que pode levar a uma maior retenção e a um ambiente de trabalho mais positivo.
E aí, o que acha de aplicar esse modelo na sua empresa?
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