Uma saída para as empresas que precisam completar ou aumentar seu quadro de funcionários por um tempo, a mão de obra temporária é uma alternativa vantajosa e legal.
Já pensou o quanto as empresas têm que se reformular durante alguns períodos do ano para conseguirem entregar um serviço de qualidade aos clientes? Pois é!
Por isso é importantíssimo que não haja nenhum desfalque que comprometa a operação da empresa e a performance dos negócios.
Mas e quando o Natal chega e as vendas aumentam? E quando é necessário que as indústrias dobrem a atuação para atender as demandas? Ou quando surge uma emergência que deixa o time incompleto?
Bom, é por isso que optar pela mão de obra temporária é a opção mais viável para as empresas que precisam manter a proatividade e produtividade das operações.
O que é e como funciona a Mão de Obra Temporária?
Para exemplificar: imagine que o período de Natal está chegando e a sua empresa trabalha com venda de objetos decorativos. Nesse período, o número de compras aumenta drasticamente e é comum que as empresas contratem mais profissionais para darem conta de todo o serviço que surge.
Mas, em vez de fazer a contratação com um contrato de longo prazo, é possível escolher a da mão de obra temporária para suprir apenas esses volumes pontuais do trabalho.
A mão de obra temporária é um modelo que faz a contratação de profissionais, sob demanda, para atuarem de forma específica em uma empresa, permitindo que prestem serviços à empresa, mesmo não sendo contratados diretamente por ela.
Todos os trâmites de retenção, contratação e alocação são feitos por uma empresa terceirizada, especializada em encontrar profissionais qualificados em um curto espaço de tempo.
A mão de obra temporária pode ser usada em todas as áreas de atuação, do comércio até indústrias. Para esse trabalho temporário, existe a lei que ajuda a regulamentar essa modalidade.
Entenda mais a seguir!
Legislação da mão de obra temporária
A mão de obra temporária foi instituída em 1976 pela lei n.º 6.019 e regulamentada pelo decreto 10.060/2019. Visando, sempre, maior respaldo aos trabalhadores que se enquadram nessa forma de contratação por um período pré-determinado.
Entre as mudanças, é possível apontar algumas principais, como:
- O prazo de contrato deve ser de 180 dias
- Os trabalhadores temporários terão os mesmo direitos que os contratados definitivamente (descanso remunerado, vale-transporte, 44 horas de trabalho semanal, pausas, etc.)
Ainda assim, a lei também diz que “a necessidade contínua ou permanente, ou a decorrente de abertura de filiais não é considerada demanda complementar.”
Então, quando é necessário a contratação de mão de obra temporária? Leia a seguir e saiba algumas recomendações.
LEIA TAMBÉM: Flexibilidade no Trabalho: saiba como aplicar na sua empresa
Por que fazer a contratação temporária?
Cobertura de função
A contratação temporária de funcionários serve para substituir profissionais que estejam ausentes, temporariamente, e que possuem uma função que não é tão fácil de ser executada.
Então, pode ser uma solução, para as licenças, afastamento por doença e férias de funcionários.
Alta demanda de serviços
A mão de obra temporária também pode servir como uma forma de suprir a alta demanda de serviços durante datas comemorativas ou períodos de férias.
Vantagens da mão de obra temporária
Flexibilidade
Por ser um trabalho temporário, a contratação é mais flexível e consegue atender às empresas apenas nos momentos em que ela realmente precisa. Então, após a finalização do período estipulado, não é necessário lidar com os encargos que uma demissão comum causaria.
Admissão rápida
Por ser feito por uma empresa de RH especializada, a contratação de mão de obra temporária costuma ser bem mais rápida. Isso porque já existem processos bem definidos e métodos de seleção que costumam ser rápidos e eficientes.
Os profissionais recrutados costumam ter experiência sobre essa modalidade e sabem atuar de maneira assertiva para ajudar a empresa durante o prazo acordado.
Tranquilidade para contratar
Recrutar, selecionar e contratar não são tarefas fáceis. Agora, imagine se essa missão precisa ser feita por você, que possui outras demandas ao longo do dia do seu real negócio?
É por isso que a contratação temporária é uma forma de oferecer maior tranquilidade aos donos e gestores de empresas, em saberem que serão designados os profissionais qualificados para atuarem, graças a eficiência de um RH que fez todo o trabalho por eles.
Busca sazonal
Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães e Black Friday. Enfim, todas essas datas são características pelo aumento de produção e vendas de produtos. Dessa forma, a mão de obra temporária é um serviço que vai rastrear, meses antes, os melhores profissionais para atuarem nesses períodos.
Personalização
Para cada tipo de empresa, são necessários funcionários e atuações diferentes. Dessa forma, a mão de obra temporária é responsável por encontrar profissionais com as principais características esperadas (graduação, tempo de atuação, experiências prévias, etc.)
E então, viu como essa modalidade pode ser vantajosa? Ela é uma estratégia utilizada para atender aos crescentes desafios comerciais e operacionais. Portanto, a mão de obra temporária promove flexibilidade, otimiza custos e acelera a contratação de talentos especializados.
Precisa dessa solução para o seu negócio? Conheça o que a CUP RH pode fazer por você e para você ?