Já pensou em adotar a gestão de OKR na sua empresa? A metodologia Objectives and Key Results foi introduzida por Andy Grove, co-fundador e ex-CEO da Intel, em seu livro “High Output Management” em 1983, mas ficou famosa mesmo por acelerar o crescimento do Google.
Só por isso já vale a pena saber mais sobre essa ideia simples que se mostrou brilhante: fazer um alinhamento de objetivos e resultados-chave para direcionar a empresa em direção aos seus objetivos, ao mesmo tempo em que cria uma conexão e aumenta a sensação de pertencimento dos colaboradores, monitorando e melhorando o desempenho das equipes.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Leia esse artigo até o fim e saiba tudo o que é preciso para aplicar a gestão de OKR na sua empresa!
O que é OKR?
OKR é uma estratégia de gestão que funciona através da definição clara dos objetivos almejados – e são eles que devem guiar o andamento da empresa naquele momento.
A partir desses objetivos, que também devem ser sucintos e claros, serão gerados os resultados-chave, ajudando a quantificar o quanto da meta já foi cumprida.
Assim, a OKR deve ser cíclica, abrangendo toda a empresa e envolvendo a participação dos colaboradores. Para quem vai começar a implantar, a dica é criar um ciclo pequeno, de 30 ou 45 dias, facilitando o aprendizado e acelerando o feedback.
Com o tempo, essa periodicidade do ciclo do planejamento estratégico pode ser aumentada de acordo com a receptividade de cada empresa, passando a ser trimestral, semestral ou anual.
Mas lembre-se de que os prazos curtos ajudam a manter o senso de urgência, mas também devem dar tempo suficiente para que todos façam o que é preciso e o planejamento tático surta efeito.
OKR na avaliação de desempenho
Inclusive, a OKR também pode ser utilizada para a própria avaliação de desempenho das equipes e/ou de cada colaborador individualmente.
De acordo com o estudo “Mapa do RH & DP” da Sólides, 33,49% das grandes empresas não aplicam qualquer método de avaliação de desempenho. Esse percentual sobe para 39,63% nas empresas de médio porte e para 51,16% nas pequenas empresas.
O resultado da adoção do OKR para a avaliação de desempenho dos profissionais dá mais objetividade ao processo, inclusive minimizando eventuais injustiças.
Google cresceu 10X com OKR
Para se ter uma ideia da assertividade da estratégia de gestão OKR, a Google começou a utilizar a OKR em 1999, quando era apenas uma startup com 40 funcionários. Hoje já são mais de 60 mil colaboradores espalhados por todo o mundo.
Como diz o próprio CEO da Google na época, Larry Page, em seu livro Measure What Matters (2018), as “OKRs ajudaram o Google a multiplicar em 10 vezes o seu tamanho e cumprir sua missão insana de organizar toda a informação do mundo”.
Aprenda como aplicar a metodologia
Uma das vantagens da OKR é que a sua implantação é bastante fácil, afinal a metodologia pretende justamente simplificar para otimizar resultados.Mas é preciso entender que a OKR não é um pacote fechado que precisa ser adotado por completo logo de cara. A dica é começar com OKRs coletivas, já que as individuais acabam gerando dificuldade para os líderes responderem perguntas cujas respostas eles mesmos ainda estão aprendendo.
Defina os objetivos da sua empresa
Antes de começar a aplicar o OKR é preciso definir de forma clara e específica os objetivos da sua empresa, ou seja, o alvo (macro) que seu negócio pretende conquistar.
Uma vez definido, crie descrições que mostrem esse objetivo para seus colaboradores de forma encorajadora e engajante. Eles devem ficar alinhados e motivados para alcançar o que foi estabelecido.
Mas há um ponto importante: o OKR deve contar com a participação dos insights dos colaboradores. Afinal, quando eles têm a oportunidade de expressar sua opinião, mais envolvidos se sentem no processo.
Então 40% dos OKRs devem ser definidos pelos líderes e gestores e o restante pelas equipes. Dessa forma o olhar de todos se torna importante e todos se engajam mais na criação das metas.
Defina seus resultados-chave
O próximo passo é definir quais os resultados-chave (objetivos-micro) que vão guiar o caminho da empresa.
São pequenas metas que vão ajudar seu negócio a conquistar a meta principal. Na prática, os resultados-chave, também conhecidos como key-results, devem ser baseados nos indicadores-chave de desempenho (KPIs). E para que sejam mais precisos, devem ser quantitativos.
Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos e pretende ser referência em vendas no país, você deve criar objetivos menores (resultados-chave) para alcançar essa meta: alcançar receita X em 6 meses, conquistar 50 novos clientes por mês, diminuir o ciclo de vendas em 20%, etc.
Estruture o OKR
A etapa seguinte é estruturar o OKR. Então essa é a hora de dividir os OKRs por cada área do seu negócio, definindo os KRs (key-results) do objetivo (O) por cada uma delas.
Como há vários templates à disposição na internet, o processo se torna ainda mais fácil. Basta digitar “OKR sheet template” na busca do Google e escolher o que melhor se adequa ao perfil da sua empresa.
Compartilhe com os envolvidos
Um dos pontos mais importantes para um OKR de sucesso é a transparência. Todos devem compartilhar os mesmos objetivos, então todos também devem ficar a par dos resultados obtidos.
Mas cuidado para não confundir o objetivo de compartilhamento dos resultados. A ideia não é pressionar a equipe, mas sim garantir que todos os envolvidos no processo tenham clareza de como o planejamento está resultando.
Acompanhe e monitores os resultados-chave
O progresso dos resultados-chave deve ser acompanhado de perto e de forma constante, com métricas que dimensionem o progresso em relação à meta, o cumprimento de prazos e a consistência dos trabalhos.
Porém evite sufocar os colaboradores com um acompanhamento diário, a avaliação semanal já permite ajustes rápidos sempre que houver necessidade.
É importante, também, não confundir esforços com resultados – e são eles que precisam ser monitorados. Se há muito trabalho e pouco efeito, alguma coisa está errada.
Apesar de a união da equipe e o engajamento serem importantes, é preciso manter o foco nas métricas para quantificar a dedicação de todos.
E então, pronto para começar a gestão de OKR na sua empresa? Aproveite para saber como criar uma marca empregadora de sucesso!