Um recrutamento e seleção que seja humanizado precisa oferecer um feedback no processo seletivo que seja transparente, respeitoso e rápido.
Para quem está na busca de um emprego, participar de processos seletivos pode ser uma jornada cansativa. Afinal, são várias tentativas e expectativas por conseguir uma vaga que se enquadre com as características do profissional e o perfil da empresa.
E durante esse processo, é comum que as organizações realizem diversas entrevistas para ver se o candidato vai dar match ou não.
Mas o que ainda acontece e causa um impacto negativo para as empresas, é a falta de um feedback no processo seletivo para os entrevistados que não foram escolhidos para a contratação.
É o famoso “ghosting”.
Ou seja, quando as empresas simplesmente “somem”, sem dar um retorno, mesmo que negativo, e o candidato se sente frustrado, tentando entender quais pontos melhorar.
Muito além da frustração, a falta de um feedback pode afetar negativamente uma empresa no mercado e atrapalhar na atração e retenção de talentos.
Então, entenda por que o feedback no processo seletivo é tão importante!
A importância do feedback no processo seletivo
Em um feedback no processo seletivo, o recrutador oferece uma resposta ao candidato na sua aprovação, ou não, para uma determinada vaga. Nele, explicam-se os motivos para tal decisão, de maneira cordial, respeitosa e encorajadora.
Esse é um procedimento respeitoso com quem se coloca à disposição para participar de uma longa jornada de entrevistas, dinâmicas e testes para concorrer a uma posição em uma empresa. Afinal, tempo, preparação e locomoção foram investidos pela pessoa que participou do processo.
Por isso, nada mais justo do que oferecer uma resposta ao candidato, mesmo que não seja positiva.
Não criar frustrações
Segundo matéria do R7, no Brasil, uma das maiores dificuldades dos jovens para encontrar trabalho está na falta de um retorno da empresa. “Os candidatos também querem saber quando não passaram na entrevista. Segundo eles, a falta de retorno gera ansiedade.”
Portanto, o feedback no processo seletivo não é só uma etapa qualquer, mas também uma ação de empatia para aqueles que não conseguiram avançar no processo.
É importante lembrar que já estivemos do outro lado da moeda, buscando por uma vaga, e não seria nada confortável se não recebêssemos uma resposta, certo?
Reconhecer os pontos positivos
No processo de recrutamento e seleção, são vários e vários candidatos que passam pela etapa da entrevista. Dessa forma, é comum e normal que alguns não tenham o perfil ideal que uma empresa deseja.
Pode ser por falta de experiências, habilidades sociais ou a cultura da empresa não se encaixa com o perfil. Mas isso não quer dizer também que ele seja um mau profissional.
É por isso que o feedback no processo seletivo reconhece os esforços feitos pelo profissional e entende que cada um tem sua jornada.
Portanto, é válido destacar os pontos positivos do candidato para não desencorajá-lo na busca por um emprego.
Ser transparente
O feedback no processo seletivo ajuda o candidato a entender o porquê dele não ter sido selecionado para a vaga, o que o ajuda a se preparar melhor para futuros processos seletivos.
Contudo, é importante que os comentários devem ser feitos de maneira respeitosa e não invasiva para não gerar o efeito oposto ao desejado.
Deixar outras oportunidades em aberto
O feedback após entrevista deixa uma boa impressão da empresa na experiência do candidato devido à transparência, mesmo quando não é contratado. Além disso, é possível direcioná-los para outras vagas ou novas oportunidades que possam surgir no futuro.
Contribui para a imagem da empresa
A forma como a sua empresa se porta reflete no mercado profissional e na reputação da organização. E a falta, ou presença, de um feedback no processo seletivo é um fator crucial para atrair e reter talentos.
A plataforma Gupy, por exemplo, agora está reconhecendo com o selo “Empresa que dá Feedback” empresas com no mínimo 90% de feedback para pessoas candidatas e também considerando que, no mínimo, 90% das vagas publicadas externamente estejam ativas.
CUP RH tem o selo Feedback ?
Você sabia que a CUP tem o selo de “Empresa que envia feedback” da plataforma Gupy? Isso porque nossa taxa de retornos e atividades nas vagas nos últimos 3 meses é alta e nos preocupamos em dar respostas aos candidatos o quanto antes.
Estamos cuidando de quem se conecta conosco!
E se a sua empresa está precisando de uma ajuda, entenda se está na hora de contratar um RH Terceirizado que facilite as demandas dessa área!