Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: tudo o que você precisa saber sobre

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é o que você precisa para valorizar a sua equipe e engajá-los com os objetivos da empresa.

A competitividade no mercado de trabalho cresce cada vez mais, afinal, com as tecnologias e tendências que surgem, dia após dia, os profissionais que desejam acelerar a sua carreira querem alternativas que forneçam mais conhecimento e aprendizado.

Dessa forma, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo mais do que fundamental que todo profissional de RH, gestor ou líder deve estar a par.

Nesse sentido, a sua empresa pode ser uma aliada dos próprios colaboradores e ajudá-los a crescerem profissionalmente e desenvolverem habilidades dentro da própria instituição.

Mas o que de fato significa esse processo? Quais são as suas vantagens? Bom, tudo isso você ficará sabendo aqui e agora.

Continue acompanhando o texto!

A definição de de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Como o nome pressupõe, o treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas define-se como uma série de atividades elaboradas com o objetivo de acelerar, impulsionar e capacitar profissionais. Contudo, apesar de possuírem o mesmo objetivo, o treinamento e desenvolvimento se diferem por algumas características que te mostraremos logo abaixo.

Confira a seguir.

Desenvolvimento X Treinamento

Treinamento

A curto e médio prazo, essa é a principal característica que define os treinamentos. Sendo assim, dentro desse aspecto, podemos dizer que os treinamentos oferecem soluções imediatas. Por exemplo, treinamentos para aperfeiçoar uma hard skill, apresentação de um novo software, cursos a curto prazo e outras práticas mais rápidas, entram nesse âmbito.

Basicamente, os treinamentos servem para suprir as necessidades mais pontuais de uma empresa e dos seus colaboradores.

Desenvolvimento

Os desenvolvimentos são um conjunto de várias práticas que servem como uma trilha de aprendizado para os profissionais se desenvolverem, pessoal e profissionalmente. Nesse aspecto, é normal que o seu tempo de duração seja superior aos treinamentos.

As vantagens de investir em treinamentos e desenvolvimentos

Sabendo quais são as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas, você pode se perguntar o porquê sua empresa deve investir nessas práticas. Afinal, o desenvolvimento profissional e pessoal depende de cada um, certo? Bom, nem tanto!

Por mais que não seja responsabilidade real da empresa capacitar os profissionais, treinar e desenvolver pessoas pode agregar vantagens para a cultura da empresa e estrutura organizacional.

Quer saber quais são? Listamos as principais para você!

Impulsionar talentos

Muitas vezes diversos talentos podem estar “escondidos” dentro da sua empresa, dessa forma, apostar em treinamentos e desenvolvimentos pode ajudar a descobri-los e destacá-los

Diminuir o índice de rotatividade

Entre as principais causas do alto índice de turnover está o ambiente despreparado. O que isso quer dizer? A falta de ferramentas necessárias e ausência de suporte da gestão, responsável por impulsionar o time, são fatores que contribuem para as demissões constantes.

Sendo assim, os treinamentos e desenvolvimento de pessoas são procedimentos que demonstram o cuidado dos gestores em capacitar a sua equipe. Isso faz com que os profissionais se sintam valorizados e engajem mais com os processos da empresa.

Leia também → Turnover: esses fatores podem ser a causa da alta rotatividade na sua empresa

Minimizar erros 

Quando vários erros da equipe acontecem simultânea e constantemente, o problema pode estar na forma que as informações são transmitidas a eles e na gestão. Dessa forma, treinamentos podem ser uma alternativa, a curto prazo, para os próprios líderes terem consciência de quais pontos eles podem estar errando e o que é necessário ser feito para estimular o time.

Reconhecer os erros é o primeiro passo para minimizá-los.

Inclusive, o LinkedIn Notícias fez uma publicação sobre uma pesquisa da Ohio State University, que diz exatamente sobre isso: 

“Pesquisadores da Ohio State University descobriram que líderes mais modestos, que têm como hábito assumir seus erros e se mostrar abertos para aprender, estão contribuindo para criar um ambiente psicologicamente seguro para toda a equipe.”

Vale a pena conferir a matéria completa.

Aumentar a produtividade

Quando as pessoas têm acesso aos conhecimentos, a produtividade da equipe tende a aumentar, pois elas começam a aplicar tudo aquilo que foi ensinado e compartilhado nas tarefas do dia a dia.

Ademais, o treinamento e desenvolvimento desses profissionais é uma forma dos líderes dizerem aos colaboradores que confiam no trabalho deles e por isso estão fornecendo ferramentas de aprendizado. 

Portanto, o aumento da produtividade é uma forma dos colaboradores reconhecerem e valorizarem os conhecimentos recebidos.

Por fim, ao investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas, a empresa estará no caminho certo para garantir que a equipe esteja engajada para alcançar as metas estabelecidas e também reconhecer talentos.

Gostou desse conteúdo? No blog da CUP você encontra muito mais que podem te auxiliar na sua rotina como gestor, independente da área.

Faça uma visita e aproveite!

VISITAR BLOG DA CUP

Últimos artigos