A cultura organizacional é um elemento-chave no sucesso de qualquer empresa. Afinal, ela é responsável por moldar a maneira como os colaboradores interagem e se comportam. Além disso, ela influencia diretamente na eficiência operacional, na tomada de decisões e na resiliência.
Por isso, todas as empresas (independentemente do tamanho ou setor) devem investir na criação de uma cultura organizacional sólida. Isso porque, uma cultura definida ajuda a atrair talentos, fortalece a identidade da empresa e contribui para o alcance de objetivos estratégicos.
Portanto, sem dúvida, é um ativo muito valioso que impulsiona o desempenho e a resiliência organizacional. Vamos aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco e boa leitura!
O que é uma cultura organizacional?
De acordo com Zanelli, “A cultura é considerada não como uma rede de comportamentos concretos e complexos, mas como um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento”.
Portanto, a cultura não é apenas uma rede de comportamentos concretos, mas um sistema abrangente de mecanismos que influenciam o comportamento das pessoas dentro das empresas.
Dessa maneira, uma cultura organizacional é a forma como uma organização define sua identidade e personalidade única. Assim, molda como os funcionários se comportam, tomam decisões, interagem entre si e com stakeholders externos e influencia a maneira como a organização lida com desafios e crises.
Além disso, a cultura é uma poderosa ferramenta para atrair, reter e motivar talentos. Isso porque, muitos profissionais buscam organizações cuja cultura esteja alinhada com seus valores pessoais.
Entenda a importância de uma cultura organizacional
A cultura organizacional é de extrema importância para todas as empresas. Afinal, ela é responsável por:
- orientar o comportamento dos funcionários;
- determinar valores e princípios compartilhados;
- reforçar a identidade da marca;
- impactar na atração e retenção de talentos;
- contribuir para a tomada de decisões;
- definir a maneira como a empresa lida com os desafios;
- promover o trabalho em equipe;
- refletir a confiança e a imagem da organização;
- gerar uma ótima vantagem competitiva no mercado.
Saiba como criar uma cultura organizacional em sua empresa
Agora que você já aprendeu o que é e a importância da cultura organizacional em uma empresa, vamos conferir algumas dicas para implementá-la? Continue conosco!
Identifique a missão, visão e valores da organização
O primeiro passo para criar uma cultura organizacional sólida é identificar a missão, visão e os valores da organização. Veja!
- Missão: define o propósito fundamental da organização, sua verdadeira razão de existir. Ela deve responder à pergunta: “Por que estamos aqui?” Quando os funcionários cumprem uma missão, eles têm um senso claro de direção e propósito — o que ajuda a monitorar suas atividades com os objetivos da organização;
- Visão: descreve o futuro desejado da organização. Assim, oferece uma imagem sobre onde a empresa quer chegar a longo prazo. Portanto, a visão motiva e orienta os colaboradores, permitindo que eles visualizem o sucesso futuro e trabalhem juntos para alcançá-lo;
- Valores: representam os princípios e crenças fundamentais da organização. Dessa forma, definem o comportamento esperado e ajudam a tomar decisões alinhadas com a cultura. Além disso, os valores criam um ambiente de trabalho onde a integridade, a ética e a colaboração são valorizadas.
Defina o pilar principal que vai guiar a cultura organizacional
O pilar principal que guiará a cultura representa o propósito fundamental da organização e sua verdadeira razão de existir. Portanto, ele servirá como um guia que orientará as ações e decisões de todos os membros da organização.
Quando um pilar é claro e compartilhado, cria-se uma base sólida para uma cultura coesa, alinhando os esforços de todos na busca dos objetivos comuns. Assim, é uma missão que inspira, motiva e unifica a equipe. Além disso, proporciona uma direção clara para a empresa e permite que todos trabalhem juntos na realização dos objetivos.
Crie encontros para promover a cultura da sua empresa
Muitas empresas acreditam que têm uma cultura clara; porém, investem em estratégias ineficazes para propagá-la. Por exemplo, inserir um cartaz no mural de comunicação interna ou entregar um flyer, de forma isolada, não são as melhores maneiras para engajar os colaboradores.
Afinal, para que a cultura esteja realmente incorporada no dia a dia, é fundamental promovê-la de maneira mais tangível. E a realização de encontros é uma excelente estratégia para isso.
Esses encontros podem assumir várias formas, como:
- reuniões regulares;
- workshops;
- seminários;
- treinamentos;
- palestras internas;
- eventos sociais;
- entre outros.
Durante esses encontros, os líderes e colaboradores podem compartilhar histórias, exemplos práticos e experiências que demonstram como os valores da cultura organizacional são aplicados no trabalho diário.
Assim, esses eventos reforçam a cultura e oferecem oportunidades de investigação aberta e feedback, promovendo um entendimento mais profundo e um compromisso mais sólido com a cultura da empresa. Além disso, eles fortalecem os laços entre os membros da equipe, criando um senso de pertencimento em torno dos valores e objetivos compartilhados.
Como contratar pessoas de acordo com a cultura?
Para contratar pessoas homologadas à cultura organizacional, conduza entrevistas que avaliem os princípios e condutas do candidato. Então, durante esse processo, analise seus valores e comportamentos. Além disso, não deixe de aplicar testes culturais.
Embora seja fundamental garantir que o candidato tenha as habilidades e conhecimentos necessários para a vaga, é igualmente essencial avaliar se ele está em sintonia com a cultura da empresa.
Então, para otimizar esse processo, considerar a contratação de uma empresa especializada em recrutamento pode ser uma opção sábia. Afinal, é uma maneira inteligente para garantir uma seleção mais precisa e eficaz de candidatos que se encaixam tanto no papel quanto na cultura da organização.
>> Você também pode gostar de ler: Entrevista de emprego: o que os recrutadores devem avaliar?
Conte com um especialista em cultura organizacional
Para garantir uma seleção precisa e eficaz de talentos, muitas empresas optam por contar com um especialista em cultura organizacional por meio do Recruitment Process Outsourcing (RPO). O RPO é uma prática em que uma empresa terceirizada, especializada em recrutamento, assume todo ou parte do processo de aquisição de talentos.
Assim, esses especialistas identificam os melhores candidatos e garantem que esses profissionais compartilhem os valores e a cultura da empresa. Dessa forma, eles contribuem para uma contratação bem-sucedida e a manutenção de um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
E aí, você gostou de aprender como criar uma cultura organizacional? Então, aproveite e conheça também: 5 motivos para contratar empresas de recrutamento e seleção especializadas. Até o próximo conteúdo!