O endomarketing é uma estratégia que deve ser utilizada pelas empresas para colocar como centro das ações os principais stakeholders da organização: os colaboradores. Sendo assim, antes de pensar em qualquer outra metodologia de gestão de equipe, vale a pergunta:
O endomarketing é uma estratégia que deve ser utilizada pelas empresas para colocar como centro das ações os principais stakeholders da organização: os colaboradores. Sendo assim, antes de pensar em qualquer outra metodologia de gestão de equipe, vale a pergunta:
Como a minha empresa está criando ações que impulsionam os colaboradores?
Bom, para saber mais sobre esse tema, continue a leitura e aprenda o conceito, vantagens e como aplicar essa tática na gestão de recursos e pessoas.
Leia abaixo!
O que é endomarketing?
O endomarketing, ou marketing interno, é a junção dos esforços do departamento de Recursos Humanos ao Marketing para valorizar e atender as necessidades de um dos principais clientes de uma empresa: os funcionários.
Dessa forma, são criadas ações e estratégias com o intuito de promover mais integração e maior acolhimento dos colaboradores dentro da instituição.
Essa prática de marketing interno pode ser considerada uma ferramenta do employee experience, que coloca os funcionários como foco no planejamento de uma empresa.
Qual a sua importância para o RH?
Você sabia que apenas 22% dos colaboradores em todo o mundo estão engajados no emprego? Pois é, um dos fatores que contribuem negativamente para que isso ocorra é a falta de valorização dentro do ambiente de trabalho. Quando os funcionários sentem que são só “mais um em um milhão”, suas perspectivas de evolução na empresa diminuem, assim como a sua produtividade também.
Portanto, olhar para os membros de uma organização como parte da carteira de clientes criando estratégias de endomarketing para valorizá-los, agrega benefícios para o clima organizacional e para o engajamento de todos da equipe em um mesmo objetivo.
Além disso, os colaboradores são porta-vozes da sua empresa, sendo os principais responsáveis por atribuir uma boa ou má reputação da mesma. Então, não adianta criar bons discursos de valorização de time para o público externo se, na prática, a sua empresa não contribui com nenhuma ação de promoção e acolhimento desses profissionais.
Se você ainda não se convenceu dos benefícios de aplicar o endomarketing na sua empresa, confira abaixo como ele contribui para a gestão do RH.
Vantagens para o RH ao usar o endomarketing
Atração e retenção de talentos
Muitas vezes, quem vai conseguir transmitir, fielmente, como é trabalhar na sua empresa, são os próprios funcionários. Afinal, quando eles sentem orgulho de trabalhar em um lugar em que são valorizados, conseguem passar mais confiança e credibilidade, atraindo novos talentos que podem fazer parte da sua equipe também.
Valorização da empresa
Imagine ser reconhecido pelo grande trabalho de endomarketing feito dentro da instituição? Além de atrair potenciais talentos para a sua equipe, a sua marca ganha mais valorização devido à repercussão do seu comprometimento com os membros da empresa. Dessa forma, muitos vão pensar “Se eles tratam seus profissionais tão bem assim, imagina o nosso produto?”
Melhora no clima organizacional
Iniciativas de integração como dinâmicas, brincadeiras e outras formas de descontração, que também são consideradas endomarketing, têm o potencial de contribuir com o clima organizacional da equipe, que pode se sentir mais leve e aberto para expor ideias.
5 ações de endomarketing para as empresas
1 – Kit Onboarding
Um onboarding bem feito pode aumentar em até 82% a sintonia do funcionário e permanência dele na empresa. Dessa forma, preparar kits de boas-vindas como mochilas, canecas, camisetas, canetas e outros tipos de objetos pode parecer banal, mas faz muita diferença. Os novos colaboradores se sentirão acolhidos e bem recepcionados ao receberem esse kit onboarding.
2 – Campanhas sazonais
Transforme as datas comemorativas em um alto potencial de integração e valorização dos seus colaboradores oferecendo brindes e fazendo palestras e confraternizações referentes às comemorações. No dia das mães, por exemplo, aproveite para criar ações direcionadas para as mulheres que têm filhos dentro da sua empresa.
#ParaSeInspirar
Em 2021, a Ingredion criou a campanha de endomarketing “A mãe tá OFF” que dava um dia de folga para as mulheres com filhos.
Outras sugestões são os meses coloridos, no qual cada um representa uma iniciativa de prevenção e conscientização sobre algumas doenças.
3 – Benefícios diferenciados
Você sabia que benefícios criativos também fazem parte de uma estratégia de endomarketing? Por ser criado para oferecer mais bem-estar e lazer aos funcionários, tais benefícios também conseguem oferecer mais cuidado aos colaboradores e gerar valor para a marca.
Alguns exemplos podem ser:
- Vale-cultura;
- Pet na empresa;
- Day Off;
- Auxílio-Creche;
- Clube do Livro;
- Assistência psicológica.
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4 – Canais de comunicação
Que tal criar um canal de comunicação, no qual será possível divulgar diversas informações da empresa em um portal para os colaboradores? Assim, eles ficarão alinhados com os principais acontecimentos da organização, sentindo que estão por dentro das principais notícias referentes ao local em que trabalham.
Alguns exemplos de canais podem ser:
- TV corporativa interna com monitores de comunicados e divulgações nos principais pontos da empresa;
- Newsletter divulgando os principais acontecimentos do mês;
- Criação de uma revista pensada para apresentar os principais programas de desenvolvimento da empresa.
5 – Treinamentos e desenvolvimento
Deixe seu time mais atualizado e integrado com as novidades do mercado, novas ferramentas e conhecimentos que talvez eles não tenham tido a oportunidade de aprender antes. Ofereça treinamentos, workshops e palestras sempre que for pertinente.
Inclusive, dá para aproveitar esse tópico para te ajudar com os problemas que surgem dentro da empresa. Se, por algum motivo, estiver ocorrendo ruídos de comunicação dentro da organização, é possível utilizar os treinamentos e desenvolvimentos com eventos relacionados ao tema.
Viu quantas ações de endomarketing é possível aplicar em uma empresa? Se você faz parte do RH, é gestor de equipe ou dono de uma empresa, não deve nunca deixar esse tópico de lado.
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