Como melhorar a gestão de pessoas na empresa?

Em um mundo que exige cada vez mais tato nas relações, a gestão de pessoas precisa ser assertiva para não trazer prejuízos à empresa

Lidar com gente é uma tarefa difícil, e, frequentemente, acarreta em conflitos que necessitam de muita inteligência emocional para serem solucionados. Agora, imagina isso em um ambiente corporativo? O cuidado precisa ser redobrado, pois há muito em jogo: metas, carreiras, desenvolvimento, evolução da empresa e muitos outros aspectos.

Viu como a saúde organizacional depende de diversos fatores para haver uma ação positiva em seu cotidiano? Contudo, como as pessoas são instáveis e o cotidiano empresarial também, a gestão de pessoas precisa ser o pilar que ajudará a manter relações saudáveis no ambiente de trabalho para que isso reflita nos resultados da empresa e de cada funcionário.

Estrategicamente falando, os setores de gestão de pessoas, como RH, Departamento Pessoal e até mesmo os gestores diretos, precisam garantir que essa relação esteja funcionando plenamente para não causar impactos negativos à empresa, nem no clima organizacional.

Sendo assim, é papel dos gestores mapear, identificar e analisar aspectos nas pessoas que estejam alinhadas com a cultura da empresa, promover atitudes que deixem claro os objetivos que a empresa quer alcançar e investir no desenvolvimento profissional para melhores resultados.

Não tem ideia de como fazer isso? A seguir nós te daremos 5 dicas de como você pode melhorar a sua gestão de pessoas.

5 dicas para melhorar a gestão de pessoas

1 – Aprenda a reconhecer e contratar talentos

Quem está realmente engajado na sua equipe atualmente? A gestão de pessoas no ambiente de trabalho precisa contar com quem esteja alinhado com os propósitos da empresa e com o perfil da mesma. Para isso, o processo de recrutamento e seleção assertivo, como o RPO,  é fundamental para te ajudar nesse processo.

O RPO é uma metodologia inovadora, aplicada para o processo de atração e recrutamento de novos colaboradores, utilizando empresas terceirizadas que possuem técnicas específicas para lidar com ele.

2 – Dê feedbacks verdadeiros

Imagine que você está em uma estrada e não faz ideia de onde esteja, mas sabe o destino que deseja chegar. Provavelmente você precisaria de um guia para te dizer qual o sentido correto, não é? 

Pois bem, no ambiente corporativo, seu time é uma pessoa que está em um caminho rumo às metas da sua empresa, mas que precisa de um guia para ser encaminhado para a direção certa, da forma certa.

Contudo, no ambiente de trabalho, muitas vezes é necessário dar o famoso feedback para que os funcionários saibam quais são os níveis de satisfação dos gestores com o trabalho dele.

É importante ser verdadeiro, mas respeitoso com o profissional, pois às vezes ele só precisa de alguém que sinalize algo que nem ele percebeu, mas que tem potencial de evoluir.

DADO INTERESSANTE → 94% dos funcionários trabalham melhor após receber feedback

3 – Invista na capacitação do seu time

O mundo está em constante transformação. O que era novidade ontem, hoje pode não ser mais. Tecnologias, ferramentas, processos mudam constantemente, mas se você é um gestor preparado que deseja gerir as pessoas do seu time da melhor forma, com certeza deve apostar na capacitação deles.

Os treinamentos, palestras e workshops servem para que a sua equipe esteja alinhada com os planos da empresa e que sintam que fazem parte deles. Além disso, são uma ótima opção para engajar ainda mais as pessoas do seu time, reduzir falhas nas demandas e muito mais.

Quer saber mais sobre essa alternativa? Confira nosso blog sobre o tema: Treinar os Funcionários: quais os benefícios dessa prática?

4 – Confie no seu time

Uma cultura de confiança é aquela em que os gestores da empresa transmitem seriedade, compromisso e segurança para os demais colaboradores. Como funciona? Dando liberdade para que eles atuem sem a necessidade de supervisão constante, mas acompanhando o andamento das demandas para interferir caso seja preciso.

Promover uma cultura de confiança é um dos principais sinais de uma boa liderança, além de agregar benefícios para a empresa e para os colaboradores.

5 – Seja um líder motivador

Uma liderança motivadora vai muito além de delegar funções e fazer cobranças. Por trás de um cargo de gerência, é necessário compreender o que a função exige e ajudar a sua equipe a encontrar a melhor solução.

Isso não significa “passar a mão na cabeça” do funcionário, mas orientar quando há algo de errado e acompanhar o desenvolvimento de cada um.

Entre as boas práticas de gestão de pessoas que um líder pode ter são:

  • Estar aberto para todos da equipe;
  • Compreender os pontos fracos de cada um;
  • Ser humilde e mostrar que também erra;
  • Estimular o time para a mesma meta;
  • Ser firme quando necessário.

Precisa de ajuda para melhorar a sua gestão de pessoas? A CUP oferece treinamentos, recrutamentos e seleções e outros diversos serviços, visando auxiliar a sua empresa a encontrar ou adequar profissionais conforme as necessidades e perfil da organização e te ajudar na liderança.

CONHEÇA MAIS DA CUP

Últimos artigos