Saiba o que é o employee experience e a sua importância para a empresa

O conceito de employee experience traz um olhar mais humano e analítico para os processos ligados aos Recursos Humanos.


O quanto vale o bem-estar dos seus funcionários? Hoje em dia, a recompensa além do dinheiro é primordial para muitas pessoas. Portanto, se você quer reter talentos, a sua empresa precisa estar atenta a isso.

Por isso, o conceito de employee experience visa cuidar de outros aspectos também. Sendo assim, as organizações que têm um olhar crítico e cuidadoso sobre como os funcionários se sentem na instituição, podem ser um centro de retenção de talentos únicos.

Mas, antes de tudo, saiba o que de fato significa a experiência do colaborador e como ela ajuda a empresa a se desenvolver.


O que é Employee Experience?

Employee Experience ou Experiência do Funcionário, é um procedimento no qual o departamento de RH de uma empresa, ou um setor terceirizado, coloca como foco dos planos o colaborador. Aqui é monitorado e analisado quais são as percepções e sensações do funcionário em relação à empresa.

Mas você deve estar se perguntando: qual é o motivo disso tudo? 

Bom, os resultados apresentados sobre a experiência do funcionário, apresentam dados que mostram em que ponto a empresa pode estar pecando.

A importância do EX (Experiência do Funcionário)

Bom, conforme falamos no início do texto, a remuneração monetária já não basta. Claro, é fundamental, mas há outros elementos a serem considerados. Segundo a revista Você RH, o dinheiro continua sendo fundamental, mas não é suficiente para atrair e engajar os melhores talentos

Portanto, outros pontos que contribuem para a retenção deles, são:


  • Benefícios não-convencionais (vale-cultura, day off, etc.)
  • Boa saúde mental
  • Perfil de contratação adequado
  • Clima organizacional agradável
  • Valorização da função
  • Engajamento
  • Boa gestão

Por isso, cada vez mais a humanização faz parte dos processos de Recursos Humanos, que não devem olhar para as pessoas apenas como número, mas sim como oportunidades


Além disso, aplicar o conceito de employee experience pode te ajudar a mapear processos na jornada do funcionário que precisam ser melhorados, do momento do recrutamento até o desenvolvimento da equipe.

Portanto, a experiência do usuário é importante para que a sua empresa possa criar uma memória e sensação positiva e especial com os interessados – que podem se tornar funcionários – e os que já trabalham na equipe – que podem se desenvolver ainda mais.


Assim, a sua empresa se tornará empregadora. O que isso quer dizer? Que os talentos certos estarão dispostos a trabalhar lá, em conjunto com os objetivos da empresa, devido à boa reputação que ela emana no mercado de trabalho.

#ParaSeEspelhar

Por exemplo, a Pepsico está entre as 5 melhores empregadoras do Brasil, por se preocupar em cuidar de elementos que prezam pela experiência positiva do colaborador. 

Entre os tópicos abordados na pesquisa, a empresa se destacou em 9, como: 

Liderança, Organização & Mudanças, Engajamento, Marca Empregadora, Propósito e Valores, Diversidade, Equidade e Inclusão.


A sua empresa já está cuidando disso? É algo a se considerar!


Experience Employee X Jornada do Colaborador

Bom, concluindo, entender o que é o conceito de employee experience já é o primeiro passo para a sua empresa estar por dentro das tendências que o mercado está pedindo e ser mais assertiva. 


Contudo, não é só isso, ela também é fundamental para ser aplicada durante toda a Jornada do Colaborador, do recrutamento e seleção ao desenvolvimento de equipe. 


Você já conhece etapa por etapa?

Se não, confira o material GRATUITO que separamos para você aproveitar e aplicar na sua empresa.


O que você vai encontrar neste material:


✔️ Termômetro do RH

✔️Atração e captação de talentos

✔️ Integração de colaboradores

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