O conceito de employee experience traz um olhar mais humano e analítico para os processos ligados aos Recursos Humanos.
O quanto vale o bem-estar dos seus funcionários? Hoje em dia, a recompensa além do dinheiro é primordial para muitas pessoas. Portanto, se você quer reter talentos, a sua empresa precisa estar atenta a isso.
Por isso, o conceito de employee experience visa cuidar de outros aspectos também. Sendo assim, as organizações que têm um olhar crítico e cuidadoso sobre como os funcionários se sentem na instituição, podem ser um centro de retenção de talentos únicos.
Mas, antes de tudo, saiba o que de fato significa a experiência do colaborador e como ela ajuda a empresa a se desenvolver.
O que é Employee Experience?
Employee Experience ou Experiência do Funcionário, é um procedimento no qual o departamento de RH de uma empresa, ou um setor terceirizado, coloca como foco dos planos o colaborador. Aqui é monitorado e analisado quais são as percepções e sensações do funcionário em relação à empresa.
Mas você deve estar se perguntando: qual é o motivo disso tudo?
Bom, os resultados apresentados sobre a experiência do funcionário, apresentam dados que mostram em que ponto a empresa pode estar pecando.
A importância do EX (Experiência do Funcionário)
Bom, conforme falamos no início do texto, a remuneração monetária já não basta. Claro, é fundamental, mas há outros elementos a serem considerados. Segundo a revista Você RH, o dinheiro continua sendo fundamental, mas não é suficiente para atrair e engajar os melhores talentos.
Portanto, outros pontos que contribuem para a retenção deles, são:
- Benefícios não-convencionais (vale-cultura, day off, etc.)
- Boa saúde mental
- Perfil de contratação adequado
- Clima organizacional agradável
- Valorização da função
- Engajamento
- Boa gestão
Por isso, cada vez mais a humanização faz parte dos processos de Recursos Humanos, que não devem olhar para as pessoas apenas como número, mas sim como oportunidades.
Além disso, aplicar o conceito de employee experience pode te ajudar a mapear processos na jornada do funcionário que precisam ser melhorados, do momento do recrutamento até o desenvolvimento da equipe.
Portanto, a experiência do usuário é importante para que a sua empresa possa criar uma memória e sensação positiva e especial com os interessados – que podem se tornar funcionários – e os que já trabalham na equipe – que podem se desenvolver ainda mais.
Assim, a sua empresa se tornará empregadora. O que isso quer dizer? Que os talentos certos estarão dispostos a trabalhar lá, em conjunto com os objetivos da empresa, devido à boa reputação que ela emana no mercado de trabalho.
→ #ParaSeEspelhar
Por exemplo, a Pepsico está entre as 5 melhores empregadoras do Brasil, por se preocupar em cuidar de elementos que prezam pela experiência positiva do colaborador.
Entre os tópicos abordados na pesquisa, a empresa se destacou em 9, como:
Liderança, Organização & Mudanças, Engajamento, Marca Empregadora, Propósito e Valores, Diversidade, Equidade e Inclusão.
A sua empresa já está cuidando disso? É algo a se considerar!
Experience Employee X Jornada do Colaborador
Bom, concluindo, entender o que é o conceito de employee experience já é o primeiro passo para a sua empresa estar por dentro das tendências que o mercado está pedindo e ser mais assertiva.
Contudo, não é só isso, ela também é fundamental para ser aplicada durante toda a Jornada do Colaborador, do recrutamento e seleção ao desenvolvimento de equipe.
Você já conhece etapa por etapa?
Se não, confira o material GRATUITO que separamos para você aproveitar e aplicar na sua empresa.
O que você vai encontrar neste material:
✔️ Termômetro do RH
✔️Atração e captação de talentos
✔️ Integração de colaboradores
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✔️Desenvolvimento de equipe
✔️Programa de aceleração de carreiras