Onboarding embarca os novos funcionários de uma maneira que os façam sentir integrados com o novo time.
No processo de recrutamento e seleção de uma empresa, o foco principal é encontrar o candidato ideal para determinada vaga. Mas você sabia que o processo de contratação não deve parar por aí?
Desse modo, o profissional deve se sentir incluído no novo cargo e na equipe em que ele estará. Consequentemente, os frutos podem ser colhidos ao longo do trabalho.
A CUP preparou esse conteúdo para você entender o conceito de onboarding e quais os benefícios que essa prática pode levar ao seu negócio.
Primeiramente, entenda o que é o conceito de onboarding.
O que é Onboarding?
Onboarding vem do termo em inglês que significa “embarcar”. Seguindo o significado literal, esse conceito é sobre integrar e embarcar os novos funcionários de uma empresa para o seu novo time e função.
Imagine a seguinte situação
Um novo funcionário é contratado após passar por uma série de etapas no processo seletivo.
Entretanto, ele é inserido em sua função sem o maior preparo ou receptividade por parte do RH ou sua equipe. Consequentemente, isso gerará nele uma certa insegurança, desmotivação e deslocamento.
É aí que o onboarding deve se tornar destaque.
O onboarding é um método que tem como objetivo integrar novos funcionários com a cultura, missão, visão e valores da empresa.
Seja através de treinamentos, kits de boas-vindas, apresentação da equipe, conhecimento do fluxo de trabalho, esse processo levará o novo funcionário em um jornada para que ele possa exercer sua função da melhor maneira possível.
Com isso, um case de sucesso que podemos mencionar é o próprio Facebook, agora META, que inclui para os novos funcionários semanas de treinamento antes de ingressarem.
Na matéria do UOL Economia eles citam alguns exemplos de empresas que inovaram no processo de Onboarding.
Veja abaixo um sobre a OLX:
“No caso da OLX, esse parceiro é denominado “Yoda” (referência ao sábio mestre Jedi da franquia Star Wars). Ele acompanha o novato pelos primeiros 90 dias e ajuda a identificar os principais temas de trabalho, os times que trabalham mais próximos e as pessoas a quem recorrer de maneira mais consistente”
Legal, né?
Veja também: Razões para contratar empresas de recrutamento e seleção especializadas
Benefícios implementar o onboarding
Motivar o funcionário
Primordialmente, fazer o novo contratado se sentir parte da empresa desde o primeiro dia, o deixará mais incluído e motivado com o novo emprego.
Portanto, a integração é o passo que a sua empresa não deve perder, pois é por lá que o candidato terá a impressão real do negócio.
E em que isso afeta? Principalmente, nos resultados.
Funcionários desmotivados produzem menos. Menos produção, menos resultados.
Menos rotatividade
Funcionários bem integrados se adaptam à nova rotina de trabalho mais facilmente. Sendo assim, as tarefas e comunicação serão feitas da melhor maneira possível junto ao novo time.
Além disso, a dinâmica da equipe será mais fluida e orgânica. Com o novo funcionário mais confortável, ele se sentirá mais livre para se expressar e propor ideias.
Atrair talentos
Se você fizer uma análise no seu LinkedIn, perceberá que vários funcionários ao entrar em um empresa divulgam os kits e os “cuidados” que receberam.
Esse método auxilia pode te auxiliar a atrair novos talentos. Se sua empresa for bem comentada, vai despertar interesse de novos potenciais que agregam valor.
Retenção de talentos
Falando em talentos, imagina perder um funcionário ideal porque sua empresa não soube adequá-lo corretamente? São vários casos em que isso acaba acontecendo.
O processo de adaptação garantirá que o funcionário se sinta confortável em atuar naquele ambiente, com todas as informações, suporte e equipamentos para que isso aconteça.
Alternativas de como aplicar onboarding na empresas
Existem maneiras mais simples que o processo de onboarding pode ser feito.
Mas lembrando, mesmo as alternativas mais simples devem ser feitas com dedicação e cuidado.
Vamos citar algumas que você pode implementar na sua empresa.
- Treinamento on-line;
- Kits de boas-vindas;
- Manual de integração;
- Apresentação do fluxo de trabalho;
- Apresente o funcionário a cada time;
- Dinâmicas de equipe.
Simples, não é?
Portanto, entender que o processo de recrutamento e seleção vai além da contratação é primordial. Desse modo, o negócio vai atrair as pessoas ideais para cada função, fazendo-as sentir que tomaram a decisão certa.
Fique por dentro das práticas que você deve tomar para sua empresa estar por dentro das melhores oportunidades.
Leia também: Treinar os Funcionários: quais os benefícios dessa prática.