Saiba o que são soft skills e desenvolva no seu trabalho

As tendências do mercado profissional mudaram. E o que não era tão requisitado assim nos ambientes de trabalho, agora se tornaram itens essenciais na contratação e permanência de profissionais em uma empresa. Esse é o caso das soft skills, um item tão valorizado quanto o conhecimento técnico. 

Mas você sabe exatamente o que é? Nesse conteúdo nós vamos te explicar o que é, a importância e as principais soft skills que você precisa ter para se desenvolver profissionalmente.

Continue a leitura!

O que são soft skills?

O termo em inglês refere-se às habilidades comportamentais e emocionais que os seres humanos possuem e são utilizadas em diversas áreas do nosso dia a dia. Principalmente no ambiente de trabalho, onde convivemos com pessoas diferentes a todo momento, essas habilidades se tornaram valiosas no mercado.

Qual a importância das soft skills?

Conhecimentos técnicos já não são o suficiente para quem deseja se desenvolver profissionalmente. O mercado de trabalho exige que os profissionais se desafiem e tenham uma postura que mostre seu potencial  para lidar com diversas situações.

Então, as soft skills precisam ser trabalhadas ou melhoradas pelas pessoas que desejam alcançar o sucesso na carreira.

→ Para exemplificar, imagine a seguinte situação:

Um profissional recebe uma missão de desenvolver um relatório completo mostrando as principais ações feitas para um cliente durante 3 meses. O documento é feito com vários detalhes técnicos, usando ferramentas inovadoras e muito mais. 

Contudo, acaba surgindo um pequeno problema em outra demanda, que por estar tão nervoso e ansioso com a apresentação, o profissional não sabe lidar e acaba deixando para outra pessoa resolver.

Então, isso acaba afetando em vários pontos.

Ele não teve uma resolução rápida de um conflito simples, nem boa apresentação do relatório por estar impactado emocionalmente.

Esse cenário parece fictício, mas ocorre frequentemente em grandes empresas. Isto é: profissionais muito experientes tecnicamente, mas sem soft skills que os ajudem nas relações interpessoais.

Então, se você não quer passar pela mesma situação, nós mostramos agora as principais habilidades comportamentais que todo bom profissional deve ter.

Confira!

7 principais soft skills para desenvolver na carreira

1. Trabalho em equipe

Trabalho em equipe é a colaboração de indivíduos em prol de um objetivo comum. Envolve a combinação de habilidades, ações coordenadas e a valorização das contribuições de cada membro. 

O trabalho em grupo permite a troca de conhecimentos, promove a criatividade e a eficiência, além de fortalecer o senso de pertencimento e motivação entre os membros do grupo.

2. Empatia

A empatia no ambiente de trabalho refere-se à capacidade de compreender e se colocar no lugar dos colegas de trabalho, demonstrando sensibilidade e apoio emocional.

Ela promove um ambiente colaborativo, estimula a comunicação efetiva e fortalece os relacionamentos interpessoais, resultando em maior produtividade e bem-estar geral.

3. Criatividade

Criatividade no trabalho é a capacidade de gerar ideias inovadoras e soluções originais para desafios e projetos. Ou até para questões mais simples, mas que podem ser feitas de outra forma.

Essa soft skill envolve pensar fora da caixa, explorar novas perspectivas e abordagens, e buscar alternativas criativas. A criatividade no ambiente profissional estimula o crescimento, a diferenciação e a adaptação às mudanças, impulsionando a inovação e o sucesso organizacional.

4. Proatividade

Melhor prevenir do que remediar. A proatividade no trabalho é a habilidade de antecipar e tomar a iniciativa para resolver problemas ou realizar tarefas antes que sejam solicitadas. Isso não quer dizer que você precisa fazer o que está além da sua função sempre.

Mas é importante estar atento às necessidades do ambiente profissional e agir de forma independente, buscando soluções e melhorias. Essa soft skill demonstra engajamento, responsabilidade e vontade de contribuir para o sucesso da equipe e da organização.

5. Gestão de tempo

Organização faz toda a diferença, e por isso que a gestão de tempo também é uma soft skill importante para você considerar na sua rotina profissional.

Basicamente, consiste em práticas para você organizar as suas demandas durante os dias, organizando de acordo com prioridade de cada uma e os prazos acordados. Assim, você ficará mais tranquilo para realizar suas tarefas, sem atrasar nada.

6. Inteligência emocional

Esse termo refere-se à capacidade de lidar com as próprias emoções e sentimentos quando há um limite que não deve ser ultrapassado.

Sabe as situações urgentes ou que demandam um cuidado maior? Para elas, a inteligência emocional é fundamental. Inclusive, uma pesquisa mostrou que a inteligência emocional é considerada a principal habilidade para uma boa liderança, eleita por 49% dos 726 pesquisados. 

7. Adaptabilidade

É uma soft skill valorizada no mercado de trabalho pois se refere à capacidade de se ajustar e responder de forma flexível a mudanças, novas situações e demandas. Pessoas adaptáveis são capazes de se acostumar rapidamente a novos ambientes, aprender novas ferramentas e técnicas e se adequar a diferentes circunstâncias.

Se gostou desse conteúdo, leia também nosso blog sobre Futuro do Trabalho: as tendências do mercado 

Últimos artigos