A etapa da entrevista de emprego é uma das principais em um processo seletivo, que decidirá quem será o candidato mais adequado para ocupar o cargo disponível e durante ela são avaliados alguns fatores para a decisão.
Para encontrar um candidato eficiente, as empresas dispõem de investimentos no processo de recrutamento e seleção com o objetivo de encontrar um profissional que se encaixe no perfil da instituição e em sua missão, visão e valores.
A entrevista de emprego é um processo decisivo que irá afunilar os possíveis candidatos e decidir quem será o contratado para exercer a função necessária.
Como é elaborada a entrevista de emprego
Por ser de extrema importância no processo seletivo, a entrevista de emprego deve ser feita com toda precaução e cuidado por parte dos recrutadores e da empresa.
Por isso, são pensados com antecedência diversos aspectos que serão abordados, como:
- As perguntas aos candidatos;
- Seleção de candidatos para entrevista;
- Ambiente;
- Dinâmica.
Esses são apenas alguns fatores que podem ser elaborados, mas que irão depender do perfil da vaga e do perfil da empresa.
Para os candidatos e recrutadores, é importante conhecer quais são os principais fatores que devem ser avaliados para que a entrevista de emprego seja realizada e não deixe quaisquer dúvidas para ambas as partes.
A SerhumRH, especializada no processo de recrutamento e seleção, separou os principais fatores que são avaliados em uma entrevista de emprego.
Fatores avaliados na entrevista de emprego
Linguagem Corporal
Nossa postura é nosso cartão de apresentação e, assim como as palavras, é capaz de demonstrar sentimentos e vontades dos participantes. Uma postura mais relaxada demonstra desinteresse e descomprometimento em estar naquele local.
Com isso, é um aspecto principal a ser observado. Aos recrutadores, já se descarta a opção do possível candidato para preencher a vaga. Aos candidatos, se policiar para não demonstrar desinteresse com a entrevista e com o que é falado.
Pontualidade
Não só em entrevistas, a pontualidade é um quesito fundamental que por muitos não é levado a sério. É compreensível que aconteçam imprevistos, mas é sempre bom lembrar que a empresa deve ser comunicada para que assim não haja maiores prejuízos.
Conhecimento sobre a empresa
Quem tem interesse em determinado assunto, vai em busca de mais informações sobre ele. Não é diferente em um processo seletivo.
É necessário que o candidato saiba qual é o perfil da empresa, seu ramo de atuação, seu momento atual no mercado e outras informações que podem ser relevantes, tanto para a entrevista de emprego quanto para o futuro profissional do candidato.
Formação e experiência
O conhecimento profissional será avaliado como um tópico que determinará se o candidato sabe colocar em prática tudo o que aprendeu em sua trajetória e se seu repertório profissional está de acordo com que as atribuições da vaga pedem.
A seguir, separamos duas frases que podem ser utilizadas para reflexão para os envolvidos no processo seletivo:
Recrutador – “Como o conhecimento deste candidato pode agregar para a minha empresa?”
Participante – “Como meu conhecimento pode agregar para a empresa que estou me candidatando?”
A resposta para essa pergunta será a chave principal para a decisão.
Autoconhecimento
O que a empresa busca no candidato? Alguém que seja capaz de sugerir ideias? Com espírito de liderança? Capaz de propor soluções inovadoras ou alguém com práticas mais tradicionais?
A resposta deve estar de acordo com o perfil profissional que a empresa está buscando para ocupar o cargo.
É nesse tópico, geralmente na pergunta “Me fale um pouco sobre você”, que o candidato deve detalhar como é sua postura diante a rotina profissional e como ele se posiciona em meio aos problemas que surgiram no decorrer da sua vida.
A informação deve ser detalhada, clara e sincera.
Conclusão
A entrevista de emprego pode ser considerada como uma avaliação, em que o candidato mostrará seus benefícios, bagagem e conhecimentos, com o intuito de convencer o recrutador de que contratá-lo será uma boa opção. Sendo assim, cabe ao recrutador analisar fatores que serão decisivos para a contratação do candidato ideal para a vaga.
Sua empresa precisa de ajuda no processo de recrutamento e seleção? A CUP RH possui vasta experiência nessa área e outras que contribuem para o desenvolvimento da sua empresa.
Entre em nosso site e confira o que podemos te oferecer!