O recrutamento e seleção por competências é uma estratégia que facilita o processo de contratação do candidato ideal para a vaga.
O processo de contratação de um candidato tende, geralmente, a ser bastante dificultoso por sua natureza. Afinal, não é fácil preencher uma vaga com um profissional alinhado da cabeça aos pés com a nova empresa. Sendo assim, analisar só o currículo é uma maneira bem rasa para contratar alguém.
Sentindo as dores dessa dificuldade, surge o conceito de recrutamento e seleção por competências. Uma mão na roda para os gestores fazerem a contratação do talento certo para empresa!
Mas você sabe o que é e como funciona? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o tema.
Como funciona o recrutamento e seleção por competências
Para ficar mais fácil a compreensão, daremos uma exemplificação e logo após o conceito para que você entenda como funciona.
Imagine a seguinte situação:
Um determinado departamento da sua empresa necessita preencher uma vaga para gerência para liderar e motivar uma equipe. No processo de análise de currículos, o recrutador encontra um candidato que possui todas as competências técnicas e conhecimentos necessários.
Teoricamente, ele se encaixaria perfeitamente para vaga, correto? Bom, nem tanto!
Afinal, na etapa da entrevista o recrutador pede para que ele descreva seu perfil comportamental, por meio dos testes e dinâmicas. E nesses processos, o recrutador nota que ele não tem características fundamentais de um gerente: coletividade, saber trabalhar em equipe e ser motivacional.
Sendo assim, ele acaba por não ser contratado devido à incompatibilidade com os objetivos (liderar e motivar) que a empresa necessita.
Viu? É isto que a estratégia de recrutamento e seleção por competência propõe:
Analisar um candidato além das suas habilidades técnicas, mas também por seu perfil de trabalho e comportamentos, para verificar se ele se encaixa nos valores e objetivos da empresa.
Portanto, a avaliação de competências deve ser feita de uma forma que o recrutador tente entender de forma detalhada o quão alinhado o candidato está.
Mas o que é analisado nesse processo de seleção?
Continue a leitura para saber!
Quais as competências avaliadas no recrutamento e seleção?
Nesse sentido, para estabelecer alguns critérios no processo de recrutamento e seleção por competências, existe uma ferramenta estratégica que analisa 3 características fundamentais: o CHA
- Comportamento – conhecimento técnico sobre determinado assunto.
- Habilidade – como a pessoa sabe aplicar esses conhecimentos no dia a dia.
- Atitudes – quais são as atitudes do profissional durante uma atividade, atribuição, cargo, etc.
Dessa forma, analisar um candidato baseando-se nesses 3 pilares já é um grande passo para a contratação certa!
As vantagens da estratégia para as empresas
Desse modo, o método é bastante utilizado pelas grandes empresas, pois agrega uma série de vantagens para o processo de recrutamento e seleção. Este são apenas alguns:
- Mais assertividade na contratação;
- Redução do turnover;
- Candidatos integrados com o perfil da empresa;
- Aumento da boa reputação da empresa;
- Mais objetividade;
- Redução de custos no processo de recrutamento.
Aplicar esse método na sua gestão é uma forma de garantir que seus colaboradores tragam bons resultados.
Entretanto, é importante que elas estejam atentas a qual é o perfil profissional mais procurado pelas empresas hoje, para se manter atualizado no mercado e contratar os talentos certos.
Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando para encontrar mais informações que podem te ajudar na rotina no setor de recursos humanos e gestão de pessoas.