Diversidade nas empresas: 5 etapas para promover na sua agora mesmo

Sendo um país muito plural em diversos termos, o Brasil ainda fica muito atrás quando observamos o nível de diversidade nas empresas.

Dados do IBGE revelam que a desigualdade de gênero entre homens e mulheres no mercado de trabalho se estendeu e ficou em evidência durante a pandemia.

Mas infelizmente, a desigualdade de gênero é apenas uma dos fatores que fazem com que a sociedade empresarial ainda não seja inclusiva, o que não é bom. Pois, ao continuar promovendo uma estrutura organizacional “antiga”, não evoluirá.

Ou seja, quem não aderiu à pluralidade, ficará para trás de um novo mundo que, não erroneamente, só aceita a diversidade.

Os grupos que mais sofrem com a falta de inclusão e diversidade nas empresas são:

  • Mulheres
  • PcDs
  • Negros
  • LGBTQIA+

Uma matéria do G1 diz que:

“Pesquisa mostra que menos de 10% dos colaboradores das empresas fazem parte de algum dos grupos considerados minoritários, como negros, LGBTI+ e pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, apenas metade das companhias tem uma política de inclusão e diversidade amplamente divulgada.”

Por isso, além de cumprir um papel social, independente da raça, religião, cor ou idade, ser inclusivo trará para sua empresa visões diferentes.

Mas como fazer isso? 

Como promover a diversidade nas empresas?

Primeiramente, uma empresa inclusiva não basta ser aquela que promove pequenas ações apenas para cumprir exigências legais.

Sabendo disso, uma instituição comprometida com a sociedade proporciona diversidade em todos os aspectos da sua organização, desde a contratação até a formação de um time especializado. O que inclui diversas pessoas de diferentes contextos e visões.

Mas quais passos podemos tomar para expandir a diversidade nas empresas?

1 – Começar pelo recrutamento

O processo de recrutamento é fundamental para conhecer novas ideias e oportunidades, profissionais e soluções.

Por isso, oferecer oportunidades àqueles que não tiveram a mesma experiência ou vivência da estrutura atual da empresa pode ser uma maneira de criar novas soluções e ideias.

2 – Uma pessoa só não forma um time

Uma empresa que promove diversidade não pode se basear em apenas um ou dois funcionários para propagar a ideia de organização inclusiva.

A diversidade nas empresas se faz à medida que cada um com sua vivência contribui para formar um time. Sendo assim, pensamentos diferentes, somar experiências e habilidades de cada um para que isso aconteça é fundamental.

Por isso, é necessário que cada vez mais pessoas diferentes façam parte de um mesmo time.

3 – Diversidade em cargos de chefia

O maior desafio ao promover diversidade nas empresas é fazer com que esses profissionais, que não possuem tantas oportunidades quanto outros, possam chegar nos cargos de chefia.

Fornecer ferramentas e as mesmas oportunidades para que esses profissionais cheguem ao cargos de gerência, é uma forma de promover diversidade.

4 – Além da publicidade

A publicidade tem sido uma grande ferramenta para propagar a inclusão nas empresas. Entretanto, é vazio se a estrutura não representa isso.

O quadro de funcionários, a cultura e o perfil da empresa devem refletir uma empresa plural não só no papel, mas também na prática.

Como? Através de ações.

5 – Ação

Se uma empresa ainda não promove diversidade, qual fatores ela está tomando para que isso aconteça? É aí que muitas erram.

A inclusão vai além de cumprir práticas burocráticas, mas cumprir na prática, ações e iniciativas concretas que demonstram isso. 

Ouvidorias, recrutamento e seleção personalizados, treinamentos e ferramentas de suporte são ações que potencializam a diversidade

Por falar em suporte, esse é outro tópico!

6 – Prestar suporte

Grupos que fazem parte da minoria, tendem a ser menosprezados e inferiorizados. Ter práticas severas de reação contras essas ações e prestar suporte, traz mais segurança aos colaboradores e demonstra seu comprometimento com as causas desse grupo.

Em resumo, a diversidade é um conjunto de ações que são praticadas todos os dias e demandam que as empresas tomem atitudes para que tudo não seja apenas mera burocracia.

E a sua empresa, promove diversidade?

Últimos artigos