Quer reduzir o turnover na empresa? Conheça as principais dicas!

Entender as principais dicas de como reduzir o turnover na empresa é fundamental para evitar prejuízos financeiros, reputacionais e de produtividade na sua equipe.

O Brasil é o país líder no índice de rotatividade de empregos com 56%. Esse dado preocupante reflete o maior medo de muitas organizações: ser uma empresa sem talentos que permaneçam.

Além disso, contratar e demitir funcionários é um processo caro, então se isso acontece com frequência afeta drasticamente as finanças da organização. Ademais, também prejudica a imagem que ela passa no mercado de trabalho e na produtividade.

Nesse sentido, a causa desse alto índice pode ser vários motivos, desde um ambiente despreparado até a má contratação para as vagas importantes. 

E se dentro do seu time você identificou alguns deles, já está mais do que na hora de colocar em ação medidas concretas para reduzir o turnover na empresa.

Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas importantes que você precisa considerar se quiser diminuir o famoso “entra e sai”.

Vamos lá?

10 dicas para reduzir o turnover na empresa!

1. Comece com o pé direito e foque no onboarding

O maior erro de muitas organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas, é achar que o processo de recrutamento acaba quando o novo colaborador assina o contrato. 

Mas não funciona exatamente assim. 

Quando alguém assume um novo cargo, é importante existir todo um acompanhamento e suporte ao profissional, principalmente nos primeiros 30 dias. Isso ajuda a fazer com que eles se sintam acolhidos e se adaptem à nova realidade com maior facilidade.

Dessa forma, a integração é um passo importante que todo gestor ou dono deve se preocupar, se quiser reduzir o turnover na empresa.

Quer um dado importante sobre essa dica?

Dado da Infor Channel: Um onboarding bem feito pode aumentar em até 82% a sintonia do funcionário e a permanência dele na empresa

Saiba mais sobre o tema e leia também: Onboarding: entenda o que é e os benefícios de aplicar no seu negócio

2. Entenda o motivo das demissões anteriores

Quando a demissão parte da empresa, é mais fácil traçar quais foram os motivos que levaram à decisão, correto? Pode ser falta de produtividade, mau comportamento, entregas com baixa qualidade. Enfim, são várias razões.

Do outro lado da moeda, quando a demissão é voluntária, ou seja, o funcionário tomou partido da decisão, é mais complicado definir os motivos reais.

Contudo, para reduzir o turnover na empresa, é importante tentar encontrar certos padrões sobre os desligamentos, para entender onde pode estar a real dor da sua equipe.

3. Crie uma pesquisa de satisfação frequente

Melhor prevenir do que remediar. Esta frase não poderia fazer mais sentido para quem deseja reduzir o turnover na empresa. 

Afinal, só quando você identifica sinais de alerta da sua equipe é possível tomar ações para melhorar a relação de empresa-funcionário.

Nesse sentido, uma ótima ferramenta para ser aplicada e que pode te ajudar a remediar o turnover na sua empresa, é uma boa opção.

A pesquisa de clima serve para identificar como anda a saúde organizacional da sua equipe. Afinal, são eles que executam as funções da organização, certo?

Portanto, avaliar como eles estão se sentindo com as demandas e com o ambiente, é fundamental para PREVENIR e CORRIGIR problemas que possam surgir.

4. Reavalie os benefícios oferecidos

A satisfação dos colaboradores com a sua empresa está diretamente relacionada aos benefícios que ela é capaz de oferecer. 

Por isso, é importante sempre reavaliar o que você proporciona a eles e perceber se está sendo o suficiente para mantê-los satisfeitos e engajados.

Algumas opções de benefícios, tradicionais e não tradicionais, que estão em alta são:

  • Plano de Saúde
  • Assistência psicológica
  • Day Off
  • Vale-Cultura
  • Cartão de benefícios flexíveis
  • Desconto em cursos de idiomas, graduação ou pós

Lembre que se você quiser diminuir o turnover da sua empresa, é necessário entender que os benefícios não são um gasto, mas sim um investimento para a evolução do seu negócio.

5. Ofereça um plano de carreira aos funcionários

“Como posso crescer dentro da empresa?” Essa é uma pergunta que muitos colaboradores fazem quando querem se desenvolver dentro do cargo em que estão.

E se a sua empresa não tem uma resposta para essa dúvida, é neste ponto que você precisa se atentar.

Imagem com o texto: Segundo Levantamento da Microsoft, 68% dos mais de 20 mil entrevistados ficariam mais tempo no emprego se tivesse oportunidades de desenvolvimento.

Um plano de carreira é um guia estruturado que define metas profissionais, caminhos de desenvolvimento e ações para ajudar os indivíduos a atingirem seus objetivos de carreira ao longo do tempo. 

Isso inclui identificar habilidades, definir metas específicas e traçar um roteiro para avançar na carreira.

6. Preocupe-se em oferecer uma gestão saudável

Há empresas que ainda acreditam que um espaço de trabalho sob pressão constante, com cobranças, são melhores para a entrega de resultados rápidos.

Não poderiam estar mais enganados.

No fim de ano, o LinkedIn reuniu uma série de matérias de profissionais da área que expõem e comprovam que um ambiente positivo, com líderes humildes e espaço inclusivo é mais propenso a dar mais resultados.

Então, uma das melhores formas para te ajudar a diminuir o turnover na sua empresa, é se preocupando constantemente em proporcionar uma liderança motivacional.

Seja um líder, não um chefe.

7. Reconheça e valorize talentos

Você já parou para pensar que muitas pessoas boas acabam saindo de uma organização sem ter um motivo aparente?

No mercado de trabalho, infelizmente, isso é mais comum do que se imagina. 

Isso acontece quando os gestores, em vez de reconhecer os esforços dos talentos que já existem na empresa, acabam, na verdade, sobrecarregando eles com mais funções, cobranças e pressões que não são necessárias.

Assim, os colaboradores ficam com um sentimento de esforço desperdiçado e acabam pedindo demissão.

Dessa forma, para reduzir o turnover na empresa, também é necessário fazer um exercício constante de reconhecimento dos destaques do seu time, para que eles se sintam valorizados.

Promoção de cargo, feedback positivo, reajuste do salário, são caminhos que você pode seguir.

8. Crie trilhas de aprendizado aos funcionários

As trilhas de aprendizagem ajudam a alinhar os objetivos da empresa ao desenvolvimento técnico e comportamental do funcionário, por meio de conhecimentos que sejam pertinentes ao contexto e a carreira do profissional.

Dados da Matéria do Jornal Exame: Em pesquisa do Linkedin, 76% dos integrantes da geração Z (1990-2010) acreditam que o aprendizado é a chave para uma carreira de sucesso.

Promova uma cultura de aprendizado contínuo, onde os funcionários são incentivados a adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Dessa forma, é possível aplicar palestras, workshops, cursos, treinamentos e desenvolvimentos para ajudar no engajamento dos colaboradores.

LEIA TAMBÉM: Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas: tudo o que você precisa saber

9. Dentro da sua realidade, tente ser mais flexível

É claro que cada empresa tem o seu modelo de trabalho. Para algumas é necessária uma postura mais formal, para outras nem tanto. Portanto, ainda assim, é importante tentar ser mais dinâmico se deseja reduzir o turnover na empresa. 

Ofereça opções de flexibilidade no trabalho, como horários flexíveis, trabalho remoto ocasional ou licença parental. Isso pode ajudar os funcionários a equilibrar melhor a vida profissional e pessoal

10. Invista em contratação de talentos, não de funções

Você já parou para pensar que pode estar contratando pessoas que não tem nada a ver com a sua empresa? Pois é! Isso porque o foco da sua contratação provavelmente é apenas o preenchimento de vagas.

Contudo, é necessário que você entenda que, na maioria das vezes, contratar talentos é bem mais vantajoso do que contratar apenas pelas atribuições técnicas.

Mas o que isso significa? Que o novo colaborador precisa estar alinhado não só tecnicamente com a função, mas também comportamental e culturalmente. 

Enfim, essas são as principais dicas para aplicar e reduzir o turnover na empresa. Claro, sempre avaliando o que faz sentido com a sua cultura e recursos disponíveis.

 
E se você quer uma ajuda neste processo, damos algumas razões do porquê um RH terceirizado pode ser o melhor caminho para a sua empresa.

Últimos artigos