Cultura de confiança: conceito e benefícios dessa prática

A sua empresa possui uma cultura de confiança? Se você não sabe responder a essa questão ainda, é porque ela pode estar falhando nesse ponto. Com relações mais humanas no ambiente de trabalho, reter e atrair talentos requer mais do que apresentar benefícios atrativos, apesar de serem extremamente fundamentais. 

A geração atual é mais atenta no que se refere às relações de trabalho, passando menos tempo em empresas se notarem que a mesma não oferece uma cultura atrativa e um plano de carreira. Segundo o LinkedIn, 80% da Geração Z quer mudar de emprego em 2023, pois são mais otimistas com o futuro do trabalho e desejam estar em empresas que abracem esse conceito também, com gestores mais próximos e abertos ao time. 

Imagina a sua empresa perder grandes talentos por não ser adepto a esse conceito?

Desse modo, um dos fatores fundamentais que as empresas e seus líderes precisam estar atentos está na cultura de confiança, que estimula a liberdade na execução de tarefas, com uma troca transparente entre funcionário e gestores.

Mas como funciona a cultura de confiança? Nós te explicamos logo a abaixo:

O que significa cultura de confiança nas empresas?

A cultura de confiança dentro de uma empresa significa ter uma troca mais clara, responsável e transparente com os funcionários. Nela, os gestores transmitem mais apoio a sua equipe, dando maior independência para eles expressarem seus pensamentos, confiando no processo adotado por cada um para a execução das tarefas.

Mas é claro, a cultura de confiança em uma organização é uma via de mão dupla!

Ou seja, se o liderado tem mais liberdade em executar suas demandas, o líder pode ser mais incisivo em algumas situações. Mas o foco é sempre deixar tudo o mais claro possível, sem margens para ruídos de comunicação.

Essa “abertura” de comunicação demonstra que os gestores não são pessoas inalcançáveis, mas, da mesma forma, não precisam estar por perto o tempo todo para que a equipe funcione. O principal foco dessa cultura é inspirar confiança, estimulando a autonomia e produtividade dos funcionários.

Segundo o Portal VocêRH, em uma matéria sobre vulnerabilidade e liderança, quando o líder não consegue ficar confortável em delegar tarefas mais importantes – ou em não ver sua equipe enquanto trabalha o tempo todo – ele está inseguro pela falta de controle que sente. 

LEIA TAMBÉM → RH Terceirizado: 7 sinais que sua empresa precisa de um

Benefícios da cultura de confiança nas organizações

Promover uma cultura de confiança é o principal fator de uma liderança motivacional, agregando benefícios valiosos para as empresas.

Confira quais são!

Mais engajamento

Quando se aplica a cultura de confiança na empresa, os colaboradores costumam ficar mais motivados. Sabe por quê? Pois eles se sentem mais valorizados e com vontade de mostrar aos seus líderes que a confiança depositada no trabalho deles vale a pena. 

Menos rotatividade

Lembra quando falamos das novas tendências da geração sobre as relações de trabalho? Então, quando essa prática de cultura é instaurada, os colaboradores (novos e antigos) sentem-se mais acolhidos e com vontade de fazer parte da empresa por mais tempo. Afinal, se eles são valorizados e ouvidos, por qual motivo sairiam?

Mais autonomia para colaboradores e líderes

Quando um gestor confia na sua equipe e sabe que terá a liberdade de questionar alguns pontos, se necessário, a rotina fica muito mais fácil. Afinal, não será preciso ficar analisando e questionando todas as etapas de uma tarefa, podendo focar em outras demandas de gestão mais urgentes. 

Como o RH pode auxiliar na cultura de confiança?

O papel do RH na cultura organizacional de confiança é ser a ponte entre líderes e liderados, estimulando práticas que visam estreitar o relacionamento dessas duas figuras. Por isso, é tão importante contar com treinamentos e materiais que possam auxiliar e orientar durante esse processo de comunicação. 

Precisa de um departamento de Recursos Humanos que atenda essas expectativas? A CUP RH pode te ajudar.

Nossos treinamentos corporativos vão aproximar a relação dos gestores com a sua equipe, impactando positivamente na produtividade do trabalho e nas conquistas das metas.

Conheça alguns:

Gestão de pessoas

  • ?Gestão de pessoas
  • ?Estilo de comunicação
  • ?Dimensões da curiosidade
  • ?Gestão de mudança

Ficou interessado(a)?

Entre em contato

Últimos artigos