Confira as características da geração Z no mercado de trabalho

Os tempos mudaram e as formas de trabalhar também. Isso fica muito evidenciado com a entrada da geração Z no mercado de trabalho.

Agora, existe muito mais uso da tecnologia, inteligência artificial, preocupação com o meio ambiente, trabalho home office, desejo de mais qualidade de vida, cuidado com a saúde mental…

Se antes todos esses conceitos não eram uma grande preocupação ou prioridade para muitas empresas, agora é necessário se adequar nesse sentido.

A geração Z no mercado de trabalho tem suas próprias ambições, novas formas de se comunicar e projeções de carreira diferentes de quem já tem anos de carreira. 

A sua empresa está preparada para contratar a geração Z?

Continue a leitura e confira as principais características da geração Z no mercado de trabalho. 

Mas, para começar, vamos analisar: 

AS GERAÇÕES ANTERIORES À GERAÇÃO Z

BABYBOOMERS

Nascidos entre 1940 e 1960.

Traduzido livremente, o termo “Baby Boomer” significa “explosão de bebês”, em referência ao aumento do nascimento de crianças em países que participaram da Segunda Guerra Mundial e receberam seus soldados de volta. Essa geração demonstra compromisso e lealdade à empresa, espírito coletivo, valorização da sua ascensão profissional. 

GERAÇÃO X 

Nascidos entre 1960 e 1980.

Geração que busca a estabilidade financeira, seus direitos, o respeito pela hierarquia e liberdade.

GERAÇÃO Y (MILLENNIALS) 

Nascidos entre 1980 e 1995.

Acompanharam a revolução tecnológica e o nascimento da internet desde pequenos, por isso, se conectaram cedo com o mundo digital. São mais flexíveis às mudanças, ávidos pela inovação e desafios. Se importam mais com a paixão, ousadia e a experiência. Priorizam a sustentabilidade, o consumo consciente e se engajam em causas sociais.

GERAÇÃO Z 

Nascidos entre 1995 e 2009.

Chamados de “nativos digitais”, têm comportamento individualista,  antissocial e imediatista. Estão conectados em qualquer lugar e, devido a isso, são multitarefas e absorvem grande quantidade de informações. No mercado de trabalho, tem dificuldades de trabalhar em equipe.

GERAÇÃO ALPHA 

Nascidos a partir de 2010.

O comportamento dessa geração ainda está indefinido. Nasceram em um período de extremismo e polaridade política. Tem relacionamento natural com as novas tecnologias, sendo que o principal possível marco desta geração é a inteligência artificial integrada à vida e ao corpo. 

CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO

Uma das características mais presentes da geração Z no mercado de trabalho é a antecipação e simplificação das coisas. Isso vem agradando o mundo corporativo, que percebe mais otimização de tarefas e produtividade nas equipes.

Por serem “nativos digitais”, a compreensão tecnológica da geração Z é mais assertiva e, por isso, muitas inovações fazem parte da sua evolução natural.

Os aplicativos, a conectividade com o mundo inteiro, a comunicação por vídeo e outros aspectos digitais são uma vantagem para a geração Z no mercado de trabalho, pois, ao contrário das gerações anteriores, não precisam estudar e se adaptar às novidades tecnológicas.

As principais características da geração Z no mercado de trabalho são:

Criatividade

“Pensar fora da caixa” é uma diferença importante em relação às gerações anteriores.

A geração Z não gosta de processos burocráticos e sempre está pensando em maneiras de otimizar suas demandas.

Multitarefas

Pela convivência com a tecnologia, a geração Z aprendeu com naturalidade a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 

Trabalhar com smartphones e tablets, ou operar vários sistemas de câmeras, é um hábito rotineiro e uma característica que permite a atenção aos detalhes.

Mundo digital

Nascidos e criados com a internet, essa geração não saberia viver sem aparelhos eletrônicos, redes sociais, aplicativos, plataformas de vídeo e outras tecnologias.

Mas, isso não significa que a geração Z não valorize o contato “olho no olho”. De acordo com uma pesquisa da Inc, 90% da geração Z prefere trabalhar com pessoas inovadoras do que com novas tecnologias. Além disso, 72% revelaram que preferem se comunicar pessoalmente.

Empoderamento

A geração Z no mercado de trabalho é proativa e se oferece para participar dos processos e projetos, ao invés de esperar ordens. Por isso, concluem o trabalho com mais rapidez e já iniciam outras tarefas.

Empreendedorismo

O desejo de ser o seu próprio patrão é muito forte na geração Z. Por terem propensão à realização e a construção das suas próprias condições de trabalho, muitos querem garantir sua independência e sucesso financeiro.

O trabalho home office reforça essa tendência do empreendedorismo, pois dá a oportunidade das pessoas trabalharem em qualquer lugar.

PROFISSIONAL ZAP

A letra Z remete à palavra ZAP, associada a: AGILIDADE, RAPIDEZ, ENERGIA. 

Com isso em vista, a pesquisa Líderes do Futuro, realizada pelo Meio & Mensagem + SEL Histórias de Comportamento, mostrou que:

Para a geração Z, o que mais pesa na escolha de uma empresa para trabalhar é: 

  • Oportunidade de Desenvolvimento
  • Dinheiro
  • Propósito
  • Crescimento rápido
  • Bom chefe

Sobre o ambiente profissional ideal para a geração Z no mercado de trabalho:

  • Não faz diferença
  • Coworking
  • Home Office
  • Escritório corporativo

Em relação à comunicação preferida da geração Z no mercado de trabalho:

  • Pessoal
  • E-mail
  • Mensagens de texto
  • Redes sociais
  • Telefone 

COMO PREPARAR A SUA EMPRESA PARA A GERAÇÃO Z?

A personalidade diferenciada da geração Z no mercado de trabalho mostra que as empresas precisam se preparar para reter esses talentos.

A implementação de algumas práticas e estratégias podem garantir uma diversidade de talentos entre as gerações e um dia a dia de trabalho que tira o melhor da tecnologia para otimizar processos.

Confira algumas estratégias para preparar a sua empresa para a geração Z:

  • Qualidade de vida
  • Benefícios flexíveis
  • Liderança humanizada
  • Diversidade como dever
  • Foco na saúde e no bem-estar
  • Inteligência artificial como suporte

Entenda mais cada uma dessas estratégias e as principais tendências do mercado para alcançar a geração Z no mercado de trabalho.

Últimos artigos