Os tempos mudaram e as formas de trabalhar também. Isso fica muito evidenciado com a entrada da geração Z no mercado de trabalho.
Agora, existe muito mais uso da tecnologia, inteligência artificial, preocupação com o meio ambiente, trabalho home office, desejo de mais qualidade de vida, cuidado com a saúde mental…
Se antes todos esses conceitos não eram uma grande preocupação ou prioridade para muitas empresas, agora é necessário se adequar nesse sentido.
A geração Z no mercado de trabalho tem suas próprias ambições, novas formas de se comunicar e projeções de carreira diferentes de quem já tem anos de carreira.
A sua empresa está preparada para contratar a geração Z?
Continue a leitura e confira as principais características da geração Z no mercado de trabalho.
Mas, para começar, vamos analisar:
AS GERAÇÕES ANTERIORES À GERAÇÃO Z
BABYBOOMERS
Nascidos entre 1940 e 1960.
Traduzido livremente, o termo “Baby Boomer” significa “explosão de bebês”, em referência ao aumento do nascimento de crianças em países que participaram da Segunda Guerra Mundial e receberam seus soldados de volta. Essa geração demonstra compromisso e lealdade à empresa, espírito coletivo, valorização da sua ascensão profissional.
GERAÇÃO X
Nascidos entre 1960 e 1980.
Geração que busca a estabilidade financeira, seus direitos, o respeito pela hierarquia e liberdade.
GERAÇÃO Y (MILLENNIALS)
Nascidos entre 1980 e 1995.
Acompanharam a revolução tecnológica e o nascimento da internet desde pequenos, por isso, se conectaram cedo com o mundo digital. São mais flexíveis às mudanças, ávidos pela inovação e desafios. Se importam mais com a paixão, ousadia e a experiência. Priorizam a sustentabilidade, o consumo consciente e se engajam em causas sociais.
GERAÇÃO Z
Nascidos entre 1995 e 2009.
Chamados de “nativos digitais”, têm comportamento individualista, antissocial e imediatista. Estão conectados em qualquer lugar e, devido a isso, são multitarefas e absorvem grande quantidade de informações. No mercado de trabalho, tem dificuldades de trabalhar em equipe.
GERAÇÃO ALPHA
Nascidos a partir de 2010.
O comportamento dessa geração ainda está indefinido. Nasceram em um período de extremismo e polaridade política. Tem relacionamento natural com as novas tecnologias, sendo que o principal possível marco desta geração é a inteligência artificial integrada à vida e ao corpo.
CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO
Uma das características mais presentes da geração Z no mercado de trabalho é a antecipação e simplificação das coisas. Isso vem agradando o mundo corporativo, que percebe mais otimização de tarefas e produtividade nas equipes.
Por serem “nativos digitais”, a compreensão tecnológica da geração Z é mais assertiva e, por isso, muitas inovações fazem parte da sua evolução natural.
Os aplicativos, a conectividade com o mundo inteiro, a comunicação por vídeo e outros aspectos digitais são uma vantagem para a geração Z no mercado de trabalho, pois, ao contrário das gerações anteriores, não precisam estudar e se adaptar às novidades tecnológicas.
As principais características da geração Z no mercado de trabalho são:
Criatividade
“Pensar fora da caixa” é uma diferença importante em relação às gerações anteriores.
A geração Z não gosta de processos burocráticos e sempre está pensando em maneiras de otimizar suas demandas.
Multitarefas
Pela convivência com a tecnologia, a geração Z aprendeu com naturalidade a realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Trabalhar com smartphones e tablets, ou operar vários sistemas de câmeras, é um hábito rotineiro e uma característica que permite a atenção aos detalhes.
Mundo digital
Nascidos e criados com a internet, essa geração não saberia viver sem aparelhos eletrônicos, redes sociais, aplicativos, plataformas de vídeo e outras tecnologias.
Mas, isso não significa que a geração Z não valorize o contato “olho no olho”. De acordo com uma pesquisa da Inc, 90% da geração Z prefere trabalhar com pessoas inovadoras do que com novas tecnologias. Além disso, 72% revelaram que preferem se comunicar pessoalmente.
Empoderamento
A geração Z no mercado de trabalho é proativa e se oferece para participar dos processos e projetos, ao invés de esperar ordens. Por isso, concluem o trabalho com mais rapidez e já iniciam outras tarefas.
Empreendedorismo
O desejo de ser o seu próprio patrão é muito forte na geração Z. Por terem propensão à realização e a construção das suas próprias condições de trabalho, muitos querem garantir sua independência e sucesso financeiro.
O trabalho home office reforça essa tendência do empreendedorismo, pois dá a oportunidade das pessoas trabalharem em qualquer lugar.
PROFISSIONAL ZAP
A letra Z remete à palavra ZAP, associada a: AGILIDADE, RAPIDEZ, ENERGIA.
Com isso em vista, a pesquisa Líderes do Futuro, realizada pelo Meio & Mensagem + SEL Histórias de Comportamento, mostrou que:
Para a geração Z, o que mais pesa na escolha de uma empresa para trabalhar é:
- Oportunidade de Desenvolvimento
- Dinheiro
- Propósito
- Crescimento rápido
- Bom chefe
Sobre o ambiente profissional ideal para a geração Z no mercado de trabalho:
- Não faz diferença
- Coworking
- Home Office
- Escritório corporativo
Em relação à comunicação preferida da geração Z no mercado de trabalho:
- Pessoal
- Mensagens de texto
- Redes sociais
- Telefone
COMO PREPARAR A SUA EMPRESA PARA A GERAÇÃO Z?
A personalidade diferenciada da geração Z no mercado de trabalho mostra que as empresas precisam se preparar para reter esses talentos.
A implementação de algumas práticas e estratégias podem garantir uma diversidade de talentos entre as gerações e um dia a dia de trabalho que tira o melhor da tecnologia para otimizar processos.
Confira algumas estratégias para preparar a sua empresa para a geração Z:
- Qualidade de vida
- Benefícios flexíveis
- Liderança humanizada
- Diversidade como dever
- Foco na saúde e no bem-estar
- Inteligência artificial como suporte
Entenda mais cada uma dessas estratégias e as principais tendências do mercado para alcançar a geração Z no mercado de trabalho.