Você sabe gerir o seu tempo e suas tarefas? A produtividade no trabalho depende, prioritariamente, desses fatores.
Para os gestores, a produtividade é utilizada como um indicador de como anda a liderança. Já para os membros da equipe, serve para entender o que não está funcionando no fluxo de trabalho, o que pode ser melhorado e o nível de comprometimento.
Por isso, para que as demandas da empresa sejam entregues dentro do prazo e com qualidade, é necessário que todos os colaboradores estejam comprometidos com a produtividade no trabalho. Porém, muitas pessoas têm dificuldades de manter uma organização pessoal que faça sentido e que as ajudem a realizar as tarefas no dia estabelecido.
Você sabe como anda a sua produtividade?
Bom, é normal existirem dias mais lentos e outros mais corridos em uma empresa, mas você sabia que a gestão de tempo torna a sua rotina muito mais produtiva e fácil?
Pois é! Precisamos entender alguns fatores que podem comprometer a produtividade na empresa.
Você sabe quais são? Confira a seguir os principais!
O que pode estar afetando a sua produtividade no trabalho?
Antes de correr para uma advertência ou até mesmo uma demissão, os gestores precisam entender que existem alguns aspectos que podem causar uma produtividade mais baixa, não apenas a má vontade.
Elencamos alguns para gestores e funcionários terem ciência e ficarem atentos:
– Grande volume de prioridades;
– Procrastinação;
– Demandas confusas;
– Falta de organização pessoal.
Se identificou? Calma, para tudo tem um jeito!
Se o problema das suas entregas está no que tange a organização pessoal e tempo de execução de tarefas, não se preocupe! Com as dicas de gestão de tempo que listamos abaixo, você dará adeus à procrastinação e dirá “olá” para o aumento da sua produtividade no trabalho.
Vamos lá?
5 dicas de gestão de tempo no trabalho
1. Livrar-se de pequenas tarefas
Sabe aquela demanda que consomeaté 20 minutos do seu dia e você acaba deixando para depois? Melhor não fazer isso! A sua procrastinação pode estar gritando para deixá-la pra lá, mas quanto mais rápido você resolvê-la, mais livre você estará para fazer outras tarefas.
Além disso, se você acumular várias tarefas pequenas, no final elas podem se tornar um grande problema, sem necessidade.
2. Evitar distrações
A falta de foco atrapalha e muito a produtividade no trabalho. Por isso, é mais do que necessário que você evite distrações no momento que estiver realizando suas tarefas.
Desligue as notificações do smartphone ou e-mail por alguns minutos e peça a compreensão de todos para não te atrapalhar. Evite conversas paralelas com seus colegas de equipe sobre assuntos que não sejam relacionados ao trabalho.
Isso não quer dizer que você tem que passar o dia todo como um robô, sem interagir com ninguém. Mas é necessário entender que algumas demandas vão precisar de um nível de concentração maior e espera-se comprometimento.
3. Listar prioridades
Muitas coisas na sua grande lista de tarefas? Priorizar é a palavra-chave. Entenda o que na sua fila de atribuições possui um nível de urgência maior e dê foco a elas. Se está com dificuldades em gerenciar essas demandas pelo grande volume de trabalhos urgentes, peça ajuda ao seu superior. Ele te dará um guia sobre o que fazer nessas situações.
Afinal, quando tudo é prioridade, nada é prioridade, certo?
4. Organize o seu local de trabalho
Muitas pessoas acabam perdendo tempo na hora de executar uma tarefa pela falta de organização, dificultando o momento de encontrar documentos, planilhas, apresentações e outras coisas.
Por isso, seja no computador ou ambientes físicos, é fundamental separar os documentos em pastas categorizadas, que te ajudarão a se encontrar melhor.
Por exemplo, se você trabalha na área de finanças, tenha uma pasta com os documentos de cada mês, contendo os principais anexos necessários.
Leia uma matéria que pode te ajudar → Organização de arquivos digitais: 7 dicas para manter a produtividade
5. Planejar sua rotina
Para auxiliar a se organizar melhor em questões de datas, planeje a sua rotina. Veja quais são os eventos, reuniões ou tarefas mais importantes que você terá ao longo da semana e grave na sua agenda ou anotações.
Algumas ferramentas que podem te ajudar são:
> Trello;
> Evernote.
Assim, você poderá consultar várias vezes a sua programação, receber lembretes dias antes para se preparar e marcar um “check” para aquilo que você já fez. Além de poder anexar comentários, documentos, links, fotos e muito mais para cada tarefa.
Use a tecnologia ao seu favor para aumentar a sua produtividade e melhorar a sua gestão de tempo.
Viu? São dicas fáceis e bastante úteis.
Comece aplicando elas no seu dia a dia e verá como a sua rotina vai melhorar e os seus gestores terão um novo olhar sobre você.
Gostou desse conteúdo? Por dentro de tudo que envolve o mercado de trabalho e as tendências de Recursos Humanos, a CUP possui uma página de blog repleta de informações para você!
Venha conhecer! CONHECER BLOG DA CUP